GEOGRAFIA DOS DEFICIENTES VISUAIS

Autores

  • Cláudio Benito O. Ferraz
  • Ewerton T. Carvalho
  • Caio A. Marques dos Santos
  • Adriano P. Arrivabene
  • Maria Julia Ramos Sant'Ana
  • Claudia Marques Roma
  • Rodrigo Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i6.228

Resumo

Este artigo relata uma experiência desenvolvida entre 2003 e 2004 por um grupo de estagiários e professores na escola para Deficientes Visuais Prof. Faradei Bôscoli, na cidade de Presidente Prudente, que tinha como objetivo elaborar uma maquete da escola para trabalhar noções de geografia com os alunos cegos. Os limites financeiros e as dificuldades do trabalho acabaram contribuindo para a discussão das diferenças entre maquetes cartográficas e geográficas, isso contribuiu para melhor entender o que vem a ser espaço na Geografia. Uma Geografia que deve ser trabalhada para além dos que olhos conseguem ver e a mente calcular, mas uma Geografia que valorize a vida. Foi isso que os deficientes visuais ensinaram.

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Como Citar

FERRAZ, C. B. O.; CARVALHO, E. T.; DOS SANTOS, C. A. M.; ARRIVABENE, A. P.; SANT’ANA, M. J. R.; ROMA, C. M.; DA SILVA, R. P. GEOGRAFIA DOS DEFICIENTES VISUAIS. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 6, p. 90–106, 2010. DOI: 10.35416/geoatos.v1i6.228. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/228. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos