A INDÚSTRIA DE GAMES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM DADOS E INDICADORES RECENTES
DOI :
https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8163Résumé
A Indústria de Games é um segmento dotado de grande potencial no Brasil. O presente trabalho busca compreender como essa indústria se reproduz em território brasileiro, enquanto um segmento criativo, considerando no estudo elementos situados nas proximidades ou no interior do mercado de games. Para isso, foi preciso articular metodologias de caráter quantitativo e qualitativo. Os resultados expressaram um relevante potencial dessa indústria, com a presença de um forte mercado consumidor e com o aumento no número de desenvolvedoras e seus respectivos faturamentos, porém, percebeu-se também, a precariedade das políticas de fomento ou a sua quase inexistência, o que acaba por colaborar para a limitação das desenvolvedoras nacionais. Como forma de alterar tal cenário, foram sugeridas políticas de fomento almejando a expansão da produção nacional mediante a atuação mais significativa das desenvolvedoras, um exemplo de proposta é a implementação de incentivos de cunho fiscal para esta indústria, como a isenção de impostos de insumos que alimentam a indústria para elevar a competitividade do setor de desenvolvimento, isto pois a indústria tem potencial de transbordamentos positivos para outros setores o que justifica o incentivo.
Palavras-chave: Jogos Digitais; Geografia Econômica; Economia Criativa; Mercado de Games; Tecnologia.
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