A INDÚSTRIA DE GAMES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM DADOS E INDICADORES RECENTES

Autores

  • Rodrigo Gavioli Diniz Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Mateus Boldrine Abrita Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8163

Resumo

A Indústria de Games é um segmento dotado de grande potencial no Brasil. O presente trabalho busca compreender como essa indústria se reproduz em território brasileiro, enquanto um segmento criativo, considerando no estudo elementos situados nas proximidades ou no interior do mercado de games. Para isso, foi preciso articular metodologias de caráter quantitativo e qualitativo. Os resultados expressaram um relevante potencial dessa indústria, com a presença de um forte mercado consumidor e com o aumento no número de desenvolvedoras e seus respectivos faturamentos, porém, percebeu-se também, a precariedade das políticas de fomento ou a sua quase inexistência, o que acaba por colaborar para a limitação das desenvolvedoras nacionais. Como forma de alterar tal cenário, foram sugeridas políticas de fomento almejando a expansão da produção nacional mediante a atuação mais significativa das desenvolvedoras, um exemplo de proposta é a implementação de incentivos de cunho fiscal para esta indústria, como a isenção de impostos de insumos que alimentam a indústria para elevar a competitividade do setor de desenvolvimento, isto pois a indústria tem potencial de transbordamentos positivos para outros setores o que justifica o incentivo.

Palavras-chave: Jogos Digitais; Geografia Econômica; Economia Criativa; Mercado de Games; Tecnologia.

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Biografia do Autor

Rodrigo Gavioli Diniz, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduando Geografia Licenciatura pela UEMS - Unidade de Campo Grande. Possui produções nos temas: Indústria de Games e Ensino de Geografia.

Mateus Boldrine Abrita, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação UFMS (2010), mestrado UEM (2012) e Doutorado UFRGS (2018) em Economia. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nos seguintes temas: economia monetária, industrial, brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais, inovação e geografia econômica. Possui Livros e capítulos publicados, artigos em periódicos científicos no Brasil e exterior. Também, trabalhos apresentados em eventos científicos no Brasil, países da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Assessor de relações interinstitucionais na UEMS e atual coordenador do Centro de Estudos de Fronteira General Padilha - CMO/UEMS/UFMS. Articulista esporádico nos jornais Lê Monde Diplomatique, O Estado MS e Correio do Estado. Comentários nas rádios Jovem Pan CG e Educativa FM.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Diniz, R. G., & Abrita, M. B. (2021). A INDÚSTRIA DE GAMES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM DADOS E INDICADORES RECENTES. Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8163

Edição

Seção

Artigos