PRODUÇÃO DO ESPAÇO, AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO: DA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA AOS IMPÉRIOS ALIMENTARES

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8137

Résumé

Desde a revolução agrícola, o controle do abastecimento alimentar é um dos elementos que referenciam a produção do espaço à luz das atividades humanas, definindo, aprofundando e complexificando estruturas e relações sociedade-natureza. Na vigência dos atuais mecanismos de cooptação e controle dos alimentos na escala mundial, os impérios alimentares consolidam estruturas de poder dotadas do potencial de controlarem a totalidade das atividades de produção, processamento, distribuição e consumo de alimentos, o que deixa reféns produtores e consumidores. Nesse sentido, para compreender o papel do controle dos alimentos na produção do espaço geográfico no passado e no presente, apresento um breve resgate acerca dos conceitos que estruturam a análise, com destaque para os conceitos de espaço, território, regimes alimentares internacionais e impérios alimentares. Se historicamente o surgimento da agricultura “libertou” a humanidade da árdua tarefa de adquirir diariamente os alimentos necessários ao seu sustento, na atualidade a apropriação das relações alimentares pelas grandes corporações internacionais faz do alimento o trunfo que permite ao capital manter cativos produtores e consumidores, o que coloca desafios para pensar formas de superação do sistema alimentar atualmente hegemônico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Valmir José de Oliveira Valério, FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

Professor, Geógrafo e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual estudou as implicações da expansão da cana-de-açúcar para a produção e distribuição de alimentos hortifrútis no estado de São Paulo. Foi bolsista de mestrado do CNPq, no qual estudou os impactos da expansão da agroindústria canavieira para a produção e abastecimento alimentar no município de Tupi Paulista/SP. Foi bolsista de iniciação científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na qual estudou as implicações da territorialização do agronegócio canavieiro para a produção de alimentos no município de Flórida Paulista/SP. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Parecerista da Revista Nera. Coordenador do periódico eletrônico Boletim DATALUTA.

Références

BERNSTEIN, H. Dinâmicas de classe da mudança agrária. São Paulo: UNESP, 2011.

CHILDE, V.G. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

ESTEVE, V. E. O negócio da comida. Quem controla nossa alimentação? São Paulo: Expressão Popular, 2017.

FRIEDMANN, H. The family farm and the international food regimes. In: SHANIN, T. (Ed.). Peasants and Peasant Societies. Oxford: Basil Blackwell, 1987.

KANT, I. Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Blackwell 1991.

MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. Do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: UNESP, 2010.

MCMICHAEL, P. Regimes alimentares e questões agrárias. 1. Ed., São Paulo; Porto Alegre: UNESP; UFRGS, 2016.

PLOEG, J. D. van der. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Téléchargements

Publiée

2021-09-17

Comment citer

Valério, V. J. de O. (2021). PRODUÇÃO DO ESPAÇO, AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO: DA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA AOS IMPÉRIOS ALIMENTARES. Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8137

Numéro

Rubrique

Artigos