PRODUÇÃO DO ESPAÇO, AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO: DA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA AOS IMPÉRIOS ALIMENTARES
DOI :
https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8137Résumé
Desde a revolução agrícola, o controle do abastecimento alimentar é um dos elementos que referenciam a produção do espaço à luz das atividades humanas, definindo, aprofundando e complexificando estruturas e relações sociedade-natureza. Na vigência dos atuais mecanismos de cooptação e controle dos alimentos na escala mundial, os impérios alimentares consolidam estruturas de poder dotadas do potencial de controlarem a totalidade das atividades de produção, processamento, distribuição e consumo de alimentos, o que deixa reféns produtores e consumidores. Nesse sentido, para compreender o papel do controle dos alimentos na produção do espaço geográfico no passado e no presente, apresento um breve resgate acerca dos conceitos que estruturam a análise, com destaque para os conceitos de espaço, território, regimes alimentares internacionais e impérios alimentares. Se historicamente o surgimento da agricultura “libertou” a humanidade da árdua tarefa de adquirir diariamente os alimentos necessários ao seu sustento, na atualidade a apropriação das relações alimentares pelas grandes corporações internacionais faz do alimento o trunfo que permite ao capital manter cativos produtores e consumidores, o que coloca desafios para pensar formas de superação do sistema alimentar atualmente hegemônico.
Téléchargements
Références
BERNSTEIN, H. Dinâmicas de classe da mudança agrária. São Paulo: UNESP, 2011.
CHILDE, V.G. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.
ESTEVE, V. E. O negócio da comida. Quem controla nossa alimentação? São Paulo: Expressão Popular, 2017.
FRIEDMANN, H. The family farm and the international food regimes. In: SHANIN, T. (Ed.). Peasants and Peasant Societies. Oxford: Basil Blackwell, 1987.
KANT, I. Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Blackwell 1991.
MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. Do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: UNESP, 2010.
MCMICHAEL, P. Regimes alimentares e questões agrárias. 1. Ed., São Paulo; Porto Alegre: UNESP; UFRGS, 2016.
PLOEG, J. D. van der. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.
SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.