PRODUÇÃO DO ESPAÇO, AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO: DA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA AOS IMPÉRIOS ALIMENTARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8137

Resumo

Desde a revolução agrícola, o controle do abastecimento alimentar é um dos elementos que referenciam a produção do espaço à luz das atividades humanas, definindo, aprofundando e complexificando estruturas e relações sociedade-natureza. Na vigência dos atuais mecanismos de cooptação e controle dos alimentos na escala mundial, os impérios alimentares consolidam estruturas de poder dotadas do potencial de controlarem a totalidade das atividades de produção, processamento, distribuição e consumo de alimentos, o que deixa reféns produtores e consumidores. Nesse sentido, para compreender o papel do controle dos alimentos na produção do espaço geográfico no passado e no presente, apresento um breve resgate acerca dos conceitos que estruturam a análise, com destaque para os conceitos de espaço, território, regimes alimentares internacionais e impérios alimentares. Se historicamente o surgimento da agricultura “libertou” a humanidade da árdua tarefa de adquirir diariamente os alimentos necessários ao seu sustento, na atualidade a apropriação das relações alimentares pelas grandes corporações internacionais faz do alimento o trunfo que permite ao capital manter cativos produtores e consumidores, o que coloca desafios para pensar formas de superação do sistema alimentar atualmente hegemônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira Valério, FCT - UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE

Professor, Geógrafo e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente. Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual estudou as implicações da expansão da cana-de-açúcar para a produção e distribuição de alimentos hortifrútis no estado de São Paulo. Foi bolsista de mestrado do CNPq, no qual estudou os impactos da expansão da agroindústria canavieira para a produção e abastecimento alimentar no município de Tupi Paulista/SP. Foi bolsista de iniciação científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na qual estudou as implicações da territorialização do agronegócio canavieiro para a produção de alimentos no município de Flórida Paulista/SP. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Parecerista da Revista Nera. Coordenador do periódico eletrônico Boletim DATALUTA.

Referências

BERNSTEIN, H. Dinâmicas de classe da mudança agrária. São Paulo: UNESP, 2011.

CHILDE, V.G. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

ESTEVE, V. E. O negócio da comida. Quem controla nossa alimentação? São Paulo: Expressão Popular, 2017.

FRIEDMANN, H. The family farm and the international food regimes. In: SHANIN, T. (Ed.). Peasants and Peasant Societies. Oxford: Basil Blackwell, 1987.

KANT, I. Crítica da razão pura. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

LEFEBVRE, H. The production of space. Oxford: Blackwell 1991.

MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas no mundo. Do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: UNESP, 2010.

MCMICHAEL, P. Regimes alimentares e questões agrárias. 1. Ed., São Paulo; Porto Alegre: UNESP; UFRGS, 2016.

PLOEG, J. D. van der. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. São Paulo: Hucitec, 1978.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Valério, V. J. de O. (2021). PRODUÇÃO DO ESPAÇO, AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO: DA REVOLUÇÃO AGRÍCOLA AOS IMPÉRIOS ALIMENTARES. Formação (Online), 28(53). https://doi.org/10.33081/formacao.v28i53.8137

Edição

Seção

Artigos