A ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA EM GEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA VULNERABILIDADE DO LUGAR

Auteurs

  • Henrique Fernandes Moreira Neto Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4025

Résumé

A Ciência Geográfica se desenvolveu ao longo do século XX a partir das abordagens quantitativas. Não mais correspondendo às configurações do mundo contemporâneo em seus espaços, paisagens, territórios, regiões e sobretudo lugares, essas abordagens foram trabalhadas para que o mundo contemporâneo fosse melhor compreendido, na busca da construção de um conhecimento geográfico que cumprisse com um dos seus objetivos: compreender a relação do homem com seu meio. A fenomenologia enquanto abordagem e direcionamento teórico-metodológico é um dos produtos dessa transformação nos estudos geográficos. A partir dessa confluência entre Geografia e Fenomenologia é possível realizar os estudos dos lugares partindo da experiência vivida das pessoas e suas maneiras de mitigar os riscos e perigos aos quais são expostas cotidianamente. Quando se olha o processo do risco sobre o prisma da insegurança, manifestam-se habilidades e fraquezas das pessoas e sistemas de passarem pela experiência do perigo e a isso é chamado o estudo da vulnerabilidade. No âmbito das mudanças climáticas, estudar vulnerabilidade mostra o caminho que devemos seguir num estudo geográfico fenomenologicamente orientado, que deve ser explorado para a compreensão do mundo contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Henrique Fernandes Moreira Neto, Universidade Estadual de Campinas

Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA. Mestrando ingressante em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - São Paulo. Tem interesse em Epistemologia da Ciência, Geografia e Fenomenologia, Filosofia e Psicologia, Biologia Cultural e Neurociência, Cibercultura e Robótica, no que tange as transformações que esses campos provocam na relação do homem com ele mesmo, com o outro e com a Terra. 

Téléchargements

Publiée

2016-08-02

Comment citer

Moreira Neto, H. F. (2016). A ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA EM GEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA VULNERABILIDADE DO LUGAR. Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4025

Numéro

Rubrique

Notas