A ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA EM GEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA VULNERABILIDADE DO LUGAR

Autores

  • Henrique Fernandes Moreira Neto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4025

Resumo

A Ciência Geográfica se desenvolveu ao longo do século XX a partir das abordagens quantitativas. Não mais correspondendo às configurações do mundo contemporâneo em seus espaços, paisagens, territórios, regiões e sobretudo lugares, essas abordagens foram trabalhadas para que o mundo contemporâneo fosse melhor compreendido, na busca da construção de um conhecimento geográfico que cumprisse com um dos seus objetivos: compreender a relação do homem com seu meio. A fenomenologia enquanto abordagem e direcionamento teórico-metodológico é um dos produtos dessa transformação nos estudos geográficos. A partir dessa confluência entre Geografia e Fenomenologia é possível realizar os estudos dos lugares partindo da experiência vivida das pessoas e suas maneiras de mitigar os riscos e perigos aos quais são expostas cotidianamente. Quando se olha o processo do risco sobre o prisma da insegurança, manifestam-se habilidades e fraquezas das pessoas e sistemas de passarem pela experiência do perigo e a isso é chamado o estudo da vulnerabilidade. No âmbito das mudanças climáticas, estudar vulnerabilidade mostra o caminho que devemos seguir num estudo geográfico fenomenologicamente orientado, que deve ser explorado para a compreensão do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Fernandes Moreira Neto, Universidade Estadual de Campinas

Geógrafo pela Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus/BA. Mestrando ingressante em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - São Paulo. Tem interesse em Epistemologia da Ciência, Geografia e Fenomenologia, Filosofia e Psicologia, Biologia Cultural e Neurociência, Cibercultura e Robótica, no que tange as transformações que esses campos provocam na relação do homem com ele mesmo, com o outro e com a Terra. 

Downloads

Publicado

2016-08-02

Como Citar

Moreira Neto, H. F. (2016). A ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA EM GEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA VULNERABILIDADE DO LUGAR. Formação (Online), 2(23). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i23.4025

Edição

Seção

Notas