O PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO E ABORDAGEM DO LUGAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: a realidade do município de Agudo-RS

Auteurs

  • Gerson Jonas Schirmer UFSM
  • Marisa Dal'Ongaro UFSM
  • Ane Carine Meurer UFSM

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.3384

Résumé

Este trabalho possui como objetivo refletir sobre a prática pedagógica em uma escola do campo e auxiliar futuros professores orientando sobre como é o contexto de uma escola do campo e sua influencia na aprendizagem. Organizou-se este trabalho, com o intuito de qualificar ação pedagógica de forma que seja possível a construção de uma experiência que busca a união da teoria e da prática, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações usando como principal instrumento a reflexão. Para tanto, buscou-se informações a respeito da educação do campo e seu contexto a partir do conceito de lugar, relacionando-o com a importância da atuação do professor. Esta pesquisa apresenta uma abordagem metodológica qualitativa onde foram utilizados como instrumentos de pesquisa o levantamento bibliográfico, a observação e a aplicação de questionários e entrevistas aos sujeitos sociais envolvidos. Constatou-se que apesar dos esforços por parte de alguns professores, a escola segue formando sujeitos sociais que não estabelecem uma verdadeira identidade com a escola e com a comunidade na qual a escola pertence. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Gerson Jonas Schirmer, UFSM

Doutorando em Geografia no Programa de Pós-Graduação em geografia da UFSM

Marisa Dal'Ongaro, UFSM

Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em geografia da UFSM

Ane Carine Meurer, UFSM

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em geografia da UFSM

Téléchargements

Publiée

2015-06-25

Comment citer

Schirmer, G. J., Dal’Ongaro, M., & Meurer, A. C. (2015). O PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO E ABORDAGEM DO LUGAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: a realidade do município de Agudo-RS. Formação (Online), 1(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.3384

Numéro

Rubrique

Artigos