O PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO E ABORDAGEM DO LUGAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: a realidade do município de Agudo-RS
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v1i22.3384Resumo
Este trabalho possui como objetivo refletir sobre a prática pedagógica em uma escola do campo e auxiliar futuros professores orientando sobre como é o contexto de uma escola do campo e sua influencia na aprendizagem. Organizou-se este trabalho, com o intuito de qualificar ação pedagógica de forma que seja possível a construção de uma experiência que busca a união da teoria e da prática, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações usando como principal instrumento a reflexão. Para tanto, buscou-se informações a respeito da educação do campo e seu contexto a partir do conceito de lugar, relacionando-o com a importância da atuação do professor. Esta pesquisa apresenta uma abordagem metodológica qualitativa onde foram utilizados como instrumentos de pesquisa o levantamento bibliográfico, a observação e a aplicação de questionários e entrevistas aos sujeitos sociais envolvidos. Constatou-se que apesar dos esforços por parte de alguns professores, a escola segue formando sujeitos sociais que não estabelecem uma verdadeira identidade com a escola e com a comunidade na qual a escola pertence.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.