EDITORIAL

Autores

  • Revista Formação Online Equipe Editorial Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.9257

Resumo

Estimados leitores da Revista Formação (Online),

 

É com satisfação que a Rede de Pesquisa ‘Turismo em Tempos de Pandemia: uma abordagem Multi e Trans-Escalar’ abre espaço neste periódico para divulgar seus resultados das pesquisas feitas no transcurso do ano de 2021. Somos mais de 70 pesquisadores representados pelos seguintes países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Portugal e Moçambique, sendo seu principal objetivo analisar os impactos da pandemia da Covid-19 no turismo a partir de uma perspectiva multi e trans-escalar. Tal perspectiva nos insere numa seara de diferentes pesquisadores com expertises próprias, tais como turismólogos, geógrafos, estatísticos e administradores. Sob o comando da Prof.ª Drª Rita de Cássia Ariza da Cruz, do Departamento de Geografia da USP, a Rede tem avançado, desde 2020, nos diversos cenários em que o turismo fora afetado: emprego, renda, transporte, fluxo de pessoas, políticas públicas e patrimônio, os quais são alguns exemplos do que tem sido feito pelo grupo.

Ainda que demonstremos alegria em publicar um dossiê com dados novos acerca da multiplicidade de impactos na atividade turística, temos clareza do frágil momento humanitário pelo qual o planeta inteiro tem passado nos últimos anos com a realidade da Covid-19. Nosso alento é a vacina – uma realidade factível, porém não totalmente acessível, principalmente aos mais necessitados -, ela nos permite maior segurança e controle da doença; para o turismo, o avanço da vacina devolve, aos poucos, a mobilidade necessária às pessoas para que elas continuem a reproduzir sociabilidades típicas do turismo: encontro com culturas diferentes, lazer em espaços diferentes do âmbito do trabalho, o encontro com pessoas queridas...enfim, o deslocamento.

Na ciência em geral, a pandemia fez surgir outros ‘fenômenos’: as pesquisas científicas em diversos campos do saber. Caberia ao leitor da ‘Formação’ duvidar se ainda é necessário haver mais pesquisa sobre o tema, devido à explosão de textos em periódicos em todo o mundo. Para nós da Rede Turismo em Tempos de Pandemia, é a força da realidade que nos estimula a conhecer mais sobre o que ainda precisa ser explicado; pois, se os dados são alterados é porque a dinâmica social é mais veloz ainda. O espaço geográfico, sem embargo, não é só testemunha do conhecimento, mas um impulsionador de novas realidades. A atividade turística, assim, deixa pegadas que necessitam de mais pesquisa, mais investigações em diferentes segmentos, sendo eles o motivo de trabalhos como os que estão apresentados neste número especial.

Agradecemos à Prof.ª Drª Carla Hentz pela interlocução bastante atenta entre o Grupo Metodológico da ‘Rede de Pesquisa Turismo em Tempos de Pandemia’ e a equipe editorial da Revista Formação (Online). À Revista Formação (Online), da Universidade Júlio Mesquita Filho – Unesp (campus de Presidente Prudente, São Paulo – Brasil), deixamos nossos sinceros agradecimentos por nos permitir a publicação deste dossiê.

Por fim, esperamos a leitura sempre atenta e crítica dos interessados nos estudos sobre o turismo.

Boa leitura a todos!

 

 

 

Prof. Dr. Hugo Rogério Hage Serra

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Faculdade de Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-20

Como Citar

Equipe Editorial, R. F. O. (2022). EDITORIAL. Formação (Online), 29(55), 01–02. https://doi.org/10.33081/formacao.v29i55.9257

Edição

Seção

Editorial