CARTA DE SENSIBILIDADE PARA O MEIO FÍSICO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG: uma proposta metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9191

Resumo

A erosão hídrica do solo é um grave problema em escala mundial, o qual ocasiona diversos prejuízos à população e ao meio ambiente cotidianamente. Devido a isso, a identificação de áreas com maior sensibilidade ambiental possibilitaria a tomada de decisão com ações mitigadoras para a prevenção de degradações futuras. Esta pesquisa teve como objetivo propor estudos de sensibilidade do meio físico, a partir da análise de produtos de Fragilidade Ambiental (ROSS,1994) por meio de análise empírica integrada ao Fator LS tendo como recorte espacial o município de Campos Gerais-MG. Para dar suporte a essas metodologias, foi utilizado o método AHP - (SAATY, 1980). Dentre os resultados alcançados, destacam-se os mapas de fragilidade ambiental, fragilidade potencial e, sobretudo, a elaboração das cartas de sensibilidade ao meio físico a partir da associação do fator LS com classes que variaram de potencial muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto. As áreas com relevo íngreme associadas ao alto comprimento de rampa, solos com texturas arenosas e médias além da cobertura vegetal incipiente são as que possuem maior sensibilidade na área de estudo. Desta forma, a metodologia, juntamente com os resultados alcançados, se mostrou eficiente na caracterização de diferentes cenários de suscetibilidade à erosão. O trabalho se destaca como ferramenta importante para a gestão do meio físico bem como para um plano de manejo de bacias hidrográficas no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSAD, E. D.; SANO, E. E. 1998. Sistemas de Informações Geográficas: Aplicações na agricultura. Embrapa.

BARBOSA, C.C.F.; CAMARA, G.; MEDEIROS, J.S.; CREPANI, E.; NOVO, E.M.L.M.; CORDEIRO, J.P.C. “Operadores Zonais em Álgebra de Mapas e Sua Aplicação a Zoneamento Ecológico-Econômico”. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Salvador, Bahia, 1998. Anais, INPE, 1998 (em CD-ROM).

CABRAL, A.E. O Sistema Geomorfológico de Campos Gerais: Aspectos Dinâmicos e Estruturais na Evolução do Relevo Regional. 2014. 121 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2018.

CÂMARA, G.; MEDEIROS, J. S. GEOPROCESSAMENTO PARA PROJETOS AMBIENTAIS. 2. ed. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1998. 159 p.

CAMPOS, M. T. Mapeamento Geológico 1: 100.000 da região de Alfenas, sul de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) – Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ria de Janeiro, 2012.

CREPANI, E.; MEDEIROS, J. S.; AZEVEDO, L.G.; HERNANDEZ FILHO, P.; FLORENZANO, T.G.; DUARTE, V.; Curso de sensoriamento remoto aplicados ao zoneamento ecológico-econômico [CD-ROM]. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Salvador, 1996. Anais. São Paulo: Imagem Multimídia, 1996. Seção de Comunicações Técnico-Científica.

DEER, Mapa Rodoviário do Estado de Minas Gerais. Escala 1: 720.000. 2017.

DESMET, P. J. J.; GOVERS, G. A GIS-procedure for automatically calculating the USLE LS-factor on topographically complex landscape units. Journal of Soil and Water Conservation. V. 51, n. 5, p. 427-433. 1996a.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/, acessado em 18 de maio de 2020, às 12:00 horas.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Manual técnico da vegetação do Brasil. 2° ed. Rio de janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2012.

LOPES, E. S. S. Modelagem espacial dinâmica aplicado ao estudo de movimentos de massa em uma região da Serra do Mar Paulista, na escala de 1:10.000. 2006. 276f. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2006.

NAIME, J. M.; INAMASU, R. Y.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. C. Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2012. 334 p.

NASCIMENTO, M. D., 2009. Fragilidade ambiental e expansão urbana da região administrativa nordeste da sede do Município de Santa Maria – RS. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós – Graduação em Geografia – UFS – MRS). Santa Maria, 2009.

NASCIMENTO, M. D., 2009. Fragilidade ambiental e expansão urbana da região administrativa nordeste da sede do Município de Santa Maria – RS. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós – Graduação em Geografia – UFS – MRS). Santa Maria, 2009.

PISANI, R. J. Modelagem espacial dinâmica para o monitoramento do aporte de sedimentos na sub-bacia do rio Capivara, município de Botucatu-Sp. Tese apresentada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Geociências e Meio Ambiente, 2013.

Prefeitura Municipal de Campos Gerais. Plano Diretor Participativo. Campos Gerais: UFMG,2007.

RENARD, K.G. et al. Predicting soil erosion by water: guide to conservation planning with Revised Universal Soil Loss Equation (RUSLE). Washington: US Gov. Print Office, 1997. 404 p. (Agriculture Handbook, 703).

RIBEIRO, Amarolina. "Agricultura intensiva e meio ambiente"; Brasil Escola, 2015. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-intensiva-meio-ambiente.htm. Acesso em 12 de janeiro de 2022.

ROSS, J. L. S. Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. In: Revista do Departamento de Geografia. n.8, p.63-74,1994.

SAATY, T. L. The Analytic Hierarchy Process. New York: McGraw-Hill,1980.

SOUZA, V. N. APLICAÇÕES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) AO MEIO RURAL. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós Graduação em Gestão Ambiental em Municípios Polo UAB do Município de Modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do UTFPR - Câmpus Medianeira. MEDIANEIRA, 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-03

Como Citar

Batista, W. J., Bellini, A. L. da S., & Pisani, R. J. (2023). CARTA DE SENSIBILIDADE PARA O MEIO FÍSICO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG: uma proposta metodológica. Formação (Online), 30(57), 295–323. https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9191

Edição

Seção

Artigos