CARTA DE SENSIBILIDADE PARA O MEIO FÍSICO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG: uma proposta metodológica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9191

Résumé

A erosão hídrica do solo é um grave problema em escala mundial, o qual ocasiona diversos prejuízos à população e ao meio ambiente cotidianamente. Devido a isso, a identificação de áreas com maior sensibilidade ambiental possibilitaria a tomada de decisão com ações mitigadoras para a prevenção de degradações futuras. Esta pesquisa teve como objetivo propor estudos de sensibilidade do meio físico, a partir da análise de produtos de Fragilidade Ambiental (ROSS,1994) por meio de análise empírica integrada ao Fator LS tendo como recorte espacial o município de Campos Gerais-MG. Para dar suporte a essas metodologias, foi utilizado o método AHP - (SAATY, 1980). Dentre os resultados alcançados, destacam-se os mapas de fragilidade ambiental, fragilidade potencial e, sobretudo, a elaboração das cartas de sensibilidade ao meio físico a partir da associação do fator LS com classes que variaram de potencial muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto. As áreas com relevo íngreme associadas ao alto comprimento de rampa, solos com texturas arenosas e médias além da cobertura vegetal incipiente são as que possuem maior sensibilidade na área de estudo. Desta forma, a metodologia, juntamente com os resultados alcançados, se mostrou eficiente na caracterização de diferentes cenários de suscetibilidade à erosão. O trabalho se destaca como ferramenta importante para a gestão do meio físico bem como para um plano de manejo de bacias hidrográficas no município.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ASSAD, E. D.; SANO, E. E. 1998. Sistemas de Informações Geográficas: Aplicações na agricultura. Embrapa.

BARBOSA, C.C.F.; CAMARA, G.; MEDEIROS, J.S.; CREPANI, E.; NOVO, E.M.L.M.; CORDEIRO, J.P.C. “Operadores Zonais em Álgebra de Mapas e Sua Aplicação a Zoneamento Ecológico-Econômico”. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Salvador, Bahia, 1998. Anais, INPE, 1998 (em CD-ROM).

CABRAL, A.E. O Sistema Geomorfológico de Campos Gerais: Aspectos Dinâmicos e Estruturais na Evolução do Relevo Regional. 2014. 121 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2018.

CÂMARA, G.; MEDEIROS, J. S. GEOPROCESSAMENTO PARA PROJETOS AMBIENTAIS. 2. ed. São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1998. 159 p.

CAMPOS, M. T. Mapeamento Geológico 1: 100.000 da região de Alfenas, sul de Minas Gerais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) – Departamento de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ria de Janeiro, 2012.

CREPANI, E.; MEDEIROS, J. S.; AZEVEDO, L.G.; HERNANDEZ FILHO, P.; FLORENZANO, T.G.; DUARTE, V.; Curso de sensoriamento remoto aplicados ao zoneamento ecológico-econômico [CD-ROM]. In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. Salvador, 1996. Anais. São Paulo: Imagem Multimídia, 1996. Seção de Comunicações Técnico-Científica.

DEER, Mapa Rodoviário do Estado de Minas Gerais. Escala 1: 720.000. 2017.

DESMET, P. J. J.; GOVERS, G. A GIS-procedure for automatically calculating the USLE LS-factor on topographically complex landscape units. Journal of Soil and Water Conservation. V. 51, n. 5, p. 427-433. 1996a.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/, acessado em 18 de maio de 2020, às 12:00 horas.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Manual técnico da vegetação do Brasil. 2° ed. Rio de janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2012.

LOPES, E. S. S. Modelagem espacial dinâmica aplicado ao estudo de movimentos de massa em uma região da Serra do Mar Paulista, na escala de 1:10.000. 2006. 276f. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2006.

NAIME, J. M.; INAMASU, R. Y.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; BERNARDI, A. C. C. Agricultura de precisão: um novo olhar. São Carlos: Embrapa Instrumentação, 2012. 334 p.

NASCIMENTO, M. D., 2009. Fragilidade ambiental e expansão urbana da região administrativa nordeste da sede do Município de Santa Maria – RS. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós – Graduação em Geografia – UFS – MRS). Santa Maria, 2009.

NASCIMENTO, M. D., 2009. Fragilidade ambiental e expansão urbana da região administrativa nordeste da sede do Município de Santa Maria – RS. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós – Graduação em Geografia – UFS – MRS). Santa Maria, 2009.

PISANI, R. J. Modelagem espacial dinâmica para o monitoramento do aporte de sedimentos na sub-bacia do rio Capivara, município de Botucatu-Sp. Tese apresentada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Geociências e Meio Ambiente, 2013.

Prefeitura Municipal de Campos Gerais. Plano Diretor Participativo. Campos Gerais: UFMG,2007.

RENARD, K.G. et al. Predicting soil erosion by water: guide to conservation planning with Revised Universal Soil Loss Equation (RUSLE). Washington: US Gov. Print Office, 1997. 404 p. (Agriculture Handbook, 703).

RIBEIRO, Amarolina. "Agricultura intensiva e meio ambiente"; Brasil Escola, 2015. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-intensiva-meio-ambiente.htm. Acesso em 12 de janeiro de 2022.

ROSS, J. L. S. Análise empírica da fragilidade dos ambientes naturais e antropizados. In: Revista do Departamento de Geografia. n.8, p.63-74,1994.

SAATY, T. L. The Analytic Hierarchy Process. New York: McGraw-Hill,1980.

SOUZA, V. N. APLICAÇÕES DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) AO MEIO RURAL. Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista na Pós Graduação em Gestão Ambiental em Municípios Polo UAB do Município de Modalidade de Ensino a Distância, da Universidade Tecnológica Federal do UTFPR - Câmpus Medianeira. MEDIANEIRA, 2015.

Téléchargements

Publiée

2023-06-03

Comment citer

Batista, W. J., Bellini, A. L. da S., & Pisani, R. J. (2023). CARTA DE SENSIBILIDADE PARA O MEIO FÍSICO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS GERAIS-MG: uma proposta metodológica. Formação (Online), 30(57), 295–323. https://doi.org/10.33081/formacao.v30i57.9191

Numéro

Rubrique

Artigos