EDITORIAL

Autores

  • Revista Formação Online Equipe Editorial

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.8047

Resumo

 

Estimados leitores,

 

Temos a satisfação de, mais uma vez, apresentar-lhes mais um número da Revista Formação (Online). Continuamos em uma época crítica, como lembramos no número anterior: um vírus que se espalha por todos os lados, independente de país, credo, raça ou sexo, mas que visa os mais velhos; um momento de ataque à universidade (onde educação e saúde foram chamadas para fazer frente à minúscula forma de vida que ameaça todos nós); o governo de São Paulo elaborou um projeto de lei que ataca, diretamente, a autonomia financeira das universidades paulistas e a FAPESP; enfim, a educação e a pesquisa estão em xeque e precisamos, como muitas vezes já ocorreu no Brasil, demonstrar sobriedade, seriedade e resistência àqueles que procuram medievalizar a nossa existência. 

Como produto das investigações científicas realizadas por nossos colaboradores, este número da Revista Formação traz treze artigos inéditos e uma nota que contribuem com a produção científica da Geografia.

Os temas trabalhados são bem variados e abrangem várias tendências na produção científica. Há um artigo em escala internacional sobre as estratégias chinesas no mercado do futebol mundial. Um artigo com escala nacional trata do programa nacional de banda larga e das desigualdades socioespaciais no Brasil. A questão ambiental é contemplada pelo estudo dos resíduos sólidos, pelos riscos de inundação, pela educação, percepção ambiental e avaliação ambiental. A cidade é enfocada pela ótica da segurança pública. O ensino tem, como contribuição, ações afirmativas no ensino superior e a prática em cartografia. O clima é apresentado por meio das condições meteorológicas e os agrotóxicos. A cobertura vegetal é enfocada por unidades de conservação, remanescentes florestais e a caracterização morfométrica do uso da terra. Temos, também, um estudo sobre a atividade pesqueira e um ensaio sobre a teoria da produção do espaço de Marx a Lefebvre.

Lembramos que os envios de artigos científicos, resenhas e relatórios de campo à Revista Formação mantêm fluxo contínuo de submissões, informando, também, que as comissões da revista estão satisfeitas com o grande afluxo de artigos a serem avaliados.

 

Boa leitura!

 

Comissão Editoriall

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-25

Como Citar

Equipe Editorial, R. F. O. (2020). EDITORIAL. Formação (Online), 27(51). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i51.8047

Edição

Seção

Editorial