O COCO E AS CERCAS: DINÂMICAS TERRITORIAIS DAS QUEBRADEIRAS DE BABAÇU NO BICO DO PAPAGAIO

Autores

  • Luciano Laurindo dos Santos Secretaria Estadual de Educação do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6933

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as dinâmicas territoriais envolvendo as quebradeiras de coco babaçu no Bico do Papagaio, a partir de suas oralidades. O processo de territorialização de inúmeras atividades econômicas nessa porção da Amazônia brasileira começa a se destacar a partir da Ditadura Militar, como um resultado das políticas públicas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, a partir da pesquisa qualitativa. Os resultados indicam que a pecuária bovina é a atividade econômica que ao longo das últimas quatro décadas demonstram um intensivo processo de ampliação de territorialização, gerando como consequência um monopólio em função da (re) organização territorial para atender a essa finalidade, ao passo que acelera o processo de desterritorialização de atividade de base de economia familiar, como no caso das quebradeiras de coco babaçu. As cercas e as expulsões das posses, ao longo das últimas décadas passam a representar para as quebradeiras um processo continuo de perda de territórios. Impactando negativamente na vida de milhares de famílias que possuem sua subsistência ligada a quebra do coco babaçu.

Palavras – chave: Quebradeiras de coco. Território. Bico do Papagaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. et al. Nova cartografia social da Amazônia: série movimentos sociais, identidade coletiva e conflitos. Fascículo 05. Quebradeiras de coco babaçu do Pará. São Luís: 2005.

BECKER, Bertha K. Amazônia. Série princípios.6. ed. São Paulo: Ática, 1998.

BOLONHÊS, Alice Cristófaro; OLIVEIRAS, Pedro Sonego de. Relatório de Pesquisa projeto conexão local: movimento interestadual das quebradeiras de coco. São Paulo: FGV, 2013.

CARRAZZA, Luis Roberto; SILVA, Mariane Lima da; ÁVILA, João Carlos Cruz. Manual Tecnológico de Aproveitamento Integral do Fruto do Babaçu. Brasília – DF. Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). Brasil, 2012.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1 Tradução Roneide Venâncio Majer 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COSTA, Rogério Haesbaert da. Desterritorialização: entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, Iná et al (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

. Desterritorialização e identidade: a rede “gaúcha” no Nordeste. Niterói, RJ: EDUFF, 1997.

. O mito da desterritorialização: Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. Tradução Luciana de oliveira da rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DIAS. Luciene de Oliveira. Mulheres de fibra: estratégias das quebradeiras de coco babaçu no Tocantins como um marco empírico para o desenvolvimento sustentável. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em ciências do ambiente. Palmas: UFT, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução, organização, introdução e revisão técnica de Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2016.

. História da sexualidade I: a vontade de saber, 12. ed. tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e terra, 1996.

HALL, Anthony, L. Amazônia: desenvolvimento para quem? Desmatamento e conflito social no programa grande carajás. Tradução Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 1991.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Integrar para não entregar: políticas públicas e Amazônia. Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.

. A mundialização da agricultura brasileira. XII Colóquio Internacional de Geocrítica. Bogotá. Universidad Nacional de Colômbia. 2012.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

ROCHA, Maria Regina Teixeira da. A rede sociotecnica do babaçu no bico do papagaio- TO: dinâmicas da relação sociedade natureza e estratégia de reprodução social agroextrativista. Tese. Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento rural. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

SANTOS, Milton; SOUZA, M. A. A. de; SILVEIRA, M. L. (org.). Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec; Annablumme, 2002.

SANTOS, Milton. O retorno do território. in: SANTOS, M. et. al. (org.). Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1994. p. 15-20.

. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

. O dinheiro e o território. Geographia, ano 1, n.1, 1999. p. 7-13

. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.

. (org). Novos rumos da geografia brasileira. 4ª ed. São Paulo: Editora HUCITEC, 1996.

SANTOS, Milton et al. o papel ativo da geografia: um manifesto, XII Encontro Nacional de Geógrafos, Florianópolis, 2000.

SAQUET, Marcos Aurélio. O diábo na ex - 4ª. Colônia, Perspectiva, v.17, n. 58, Erechim, 1993, p. 47-62.

. O diábo na ex -4ª. Colônia – algumas considerações teórico-metodológicas, perspectiva, v.18, n. 62, Erechim, 1994, p. 67-77.

. O tempo, o espaço e o território. in: SOUZA, E.; SOUZA, Á. (org.). Paisagem território e região: em busca da identidade. Cascavel/PR: Edunioeste, 2000, p. 103-114.

. Abordagens e concepções de território. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

. Por uma Geografia das territorialidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. São Paulo: Outras expressões, 2011.

VALVERDE. Orlando. Grande Carajás: planejamento da destruição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

VELHO, Otávio, Guilherme. Frentes de expansão e estrutura agrária: estudo do processo de penetração numa área da Transamazônica. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1981.

YIN. R. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

dos Santos, L. L. (2021). O COCO E AS CERCAS: DINÂMICAS TERRITORIAIS DAS QUEBRADEIRAS DE BABAÇU NO BICO DO PAPAGAIO. Formação (Online), 27(52). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6933

Edição

Seção

Artigos