A RESISTÊNCIA AO ESTILO DE RESIDÊNCIAS VERTICAIS NOS CONJUNTOS HABITACIONAIS EM TRÊS LAGOAS-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6930

Resumo

Para o desenvolvimento deste trabalho partimos de uma inquietação diante do processo de saída de moradores das residências verticais de dois Conjuntos Habitacionais na cidade de Três Lagoas, no Estado de Mato Grosso do Sul. Abordamos como a oferta de moradia popular através de conjuntos habitacionais verticais, sem considerar as experiências socioespaciais pregressas dos moradores, influência no êxito ou não, deste estilo de moradia em cidades não metropolitanas. Do ponto de vista metodológico, realizamos entrevistas semiestruturas com moradores e ex-moradores dos conjuntos habitacionais, sujeitos sociais que modificam, transformam e produzem o espaço de moradia que lhes é oferecido. Consideramos que o abandono das moradias e suas implicações, é uma forma como a classe pobre resiste e modifica o que é oferecido dentro das práticas cotidianas, uma resposta à imposição de lógicas advindas de escalas mais amplas, ligadas à reprodução capitalista na cidade, em que o valor de troca se sobrepôs ao valor de uso. O que delineia características específicas de moradia para cada sujeito social que, por conseguinte implica na aceitação (ou não) de moradias populares de baixa renda oferecidas pelo Poder Público, nos moldes impostos. A nós compete investigar esse processo de resistência protagonizado pelos sujeitos sociais e suas implicações na cidade e no urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubenita Martins de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Mestranda em Geografia Urbana. É membro do Grupo de Pesquisa Urbanização e segregação socioespacial: escalas, formas e conteúdos.Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, comércio, economia, produção do espaço urbano, segregação socioespacial e práticas espaciais.

Patricia Helena Milani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Graduação (2009) e Mestrado (2012) em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente (2016), com a realização do Doutorado Sanduíche na Universidade de Lleida, Espanha, em 2014. É Professora Adjunta do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (CPTL). É membro do Grupo de Pesquisa Espaço Urbano e Produção do Território - UFMS. Tem experiência na área de Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço urbano, segregação socioespacial, fragmentação socioespacial, práticas espaciais e cidades médias. 

Referências

AZEVEDO, Sérgio de; ANDRADE, Luis Aureliano Gama de. Habitação e Poder: Da Fundação da Casa Popular ao Banco Nacional Habitação. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2011

BARON, Cristina Maria Perissinotto. A Produção da Habitação e os Conjuntos Habitacionais dos Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPS. TÓPOS V. 5, N° 2, p. 102 - 127, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 11ª ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.

_________O espaço urbano. Novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004.

_________ A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011. 157 p.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

COLOGNESE, Silvio Antônio; MELO, José Luiz Bica. A técnica de entrevista na pesquisa social. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p.143 – 159, 1998.

CORTÉS, José Miguel G. Políticas do espaço: arquitetura, gênero e controle social. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

CORREA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 3ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1995.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. e colaboradores. O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005.

LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

___________ O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LINDÓN, Alicia. Geografías de la vida cotidiana. IN: ______; HIERNAUX, Daniel; BERTRAND, Georges (Orgs.). Tratado de geografia humana. Barcelona: Anthropos, 2006.

MARICATO, Ermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias. Planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO, Ermínia. A cidade do pensamento único. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MARX, Karl. A MISÉRIA DA FILOSOFIA. São Paulo: Lafonte, 2018.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Moradia nas cidades brasileiras. 8. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. A Urbanização Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.

SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismos e Urbanização. Rio de Janeiro. Editora Contexto, 1988.

SENE, Eustáquio de. Globalização e espaço geográfico. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.

VASCONCELOS, Pedro de Almeida; CORRÊA, Roberto Lobato; PINTAUDI, Silvana Maria (orgs.). A cidade contemporânea: Segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.

WEIL, Pierre; TOMPAKOU, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal. 74ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

CHAGAS, C. A. M. A periferização da pobreza e da degradação sócio-ambiental na Região Metropolitana de São Paulo: o caso de Francisco Morato. 2007. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MILANI, Patrícia Helena. A produção da diferenciação socioespacial em Catanduva e São José do Rio Preto-SP: uma análise a partir do cotidiano de moradores de espaços residenciais fechados. 2016. 252 f. Tese (Doutorado em Geografia). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa do Mercado Imobiliário. SECOVI/SP; São Paulo, jan. 2019. Disponível em: http://www.secovi.com.br/downloads/pesquisas-e-indices/pmi/2019/arquivos/201901-pmi.pdf Acesso em 21/03/2019.

IBGE – CENSO DEMOGRÁFICO 2010http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/a-comunidade/estimativas-populacionais-das-comunidades/estimativas-do-ibge/censo-demografico-ibge-2010.pdf

________https://brasilemsintese.ibge.gov.br/ Acesso em 30/03/2019

________https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/68/cd_1960_v1_t17_mt.pdf Acesso em 30/03/2019

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS/MS Disponível em: http://www.treslagoas.ms.gov.br/prefeitura-reforca-criterios-para-cadastro-de-candidatos-ao-programa-minha-casa-minha-vida/ Acesso em 30/03/2019

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Almeida, R. M. de, & Milani, P. H. (2021). A RESISTÊNCIA AO ESTILO DE RESIDÊNCIAS VERTICAIS NOS CONJUNTOS HABITACIONAIS EM TRÊS LAGOAS-MS. Formação (Online), 27(52). https://doi.org/10.33081/formacao.v27i52.6930

Edição

Seção

Artigos