NOVOS MODOS DE MORAR E CONSUMIR E A PRODUÇÃO DA DIFERENCIAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CATANDUVA E SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Autores

  • Patricia Helena Milani Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4913

Resumo

O cotidiano, enquanto unidade de espaço e tempo é nossa dimensão de análise, tendo as práticas espaciais dos sujeitos sociais pesquisados – moradores de espaços residenciais fechados de Catanduva e São José do Rio Preto - SP- enquanto plano analítico. Isso nos permitiu identificar como o processo de diferenciação socioespacial se expressa na produção do espaço urbano, sobretudo a partir dos espaços vividos e representados, conferindo sentidos e significados às práticas, que envolvem relações contraditórias entre espaços internos e externos, fechados e abertos. Com base na realização de 22 entrevistas e em observações de campo, a pesquisa revelou que, sob o discurso da busca por segurança, os sujeitos pesquisados de classe média e elite, valorizam e produzem estratégias de distinção socioespacial, nas quais o espaço urbano é dimensão estratégica, haja vista que, em uma cidade com número elevado de espaços residenciais fechados e shopping center, como São José do Rio Preto, apenas morar e consumir em um deles não é distinção suficiente, é necessário ainda indicar em qual deles. Em Catanduva há permanências das práticas tradicionais de consumo, no centro principal, porém, quando operamos a partir do processo de articulação escalar, levando em conta as práticas de consumo dos entrevistados de Catanduva que frequentam certos shopping centers de São José do Rio Preto, verifica-se que a produção da diferenciação socioespacial também se efetiva. Tal busca modifica as maneiras como esses sujeitos sociais vivenciam o urbano e aquilo que lhe é inerente, sendo a cidade cada vez mais vivida e representada em fragmentos, sobretudo entre as áreas norte e sul de São José do Rio Preto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Helena Milani, Universidade Estadual Paulista

Graduação (2009) e Mestrado (2012) em Geografia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Geografia (2016), pela Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Milani, P. H. (2018). NOVOS MODOS DE MORAR E CONSUMIR E A PRODUÇÃO DA DIFERENCIAÇÃO SOCIOESPACIAL EM CATANDUVA E SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP. Formação (Online), 25(44). https://doi.org/10.33081/formacao.v25i44.4913

Edição

Seção

Artigos