RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO, BRASIL: UM ESTUDO APLICADO NA COOPERATIVA DOS TRABALHADORES DE PRODUTOS RECICLÁVEIS DE PRESIDENTE PRUDENTE (COOPERLIX).
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4991Resumo
O trabalho apresenta a concepção e implementação de um sistema de informações gerenciais de apoio à decisão aplicado ao planejamento operacional de uma cooperativa de produtos recicláveis e reutilizáveis (COOPERLIX)), a qual tem por finalidade principal a geração de informações como alternativas ao processo decisório no que se refere à: a) alocação de veículos para a coleta seletiva considerando potencial de cada roteiro a ser percorrido; b) determinação das quantidades diárias de resíduos coletados; c) controle dos estoques de resíduos recicláveis por grupo ; e) controle de produção e de rejeitos descartados e enviados ao aterro sanitário; f) controle de vendas, contas a pagar, contas a receber; g) gerenciar os processos referentes aos cooperados, clientes, fornecedores e emissão de nota fiscal. Para o seu desenvolvimento foi firmado parceria com a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (UNOESTE) onde na disciplina de estágio os alunos desenvolveram o software sobre a orientação deste pesquisador. Para a validação do SGCOP, foram utilizados dados da coleta seletiva realizadas pela COOPERLIX na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. O sistema não foi implementado na sua totalidade devido a problemas de gestão na cooperativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.