DA MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA AO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO E A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.33081/formacao.v24i43.4767Resumo
Se avaliarmos a atuação do Estado brasileiro sobre o espaço rural, observaremos que suas ações sempre se propuseram a favor da elite agrária, marginalizando outros segmentos sociais. No contexto da modernização da agricultura, ficou claro que o Estado privilegiou os grandes e médios produtores rurais, em detrimento dos pequenos, a partir de um conjunto de políticas criadas, em especial do crédito rural. Nos anos 1990, com o surgimento da abordagem do desenvolvimento territorial e sua adoção pelo governo brasileiro, algumas políticas voltadas ao campo brasileiro passaram a valorizar o pequeno produtor, a exemplo do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e, posteriormente, nos anos 2000, com o PAA (Programa de Aquisição de alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), criando novas oportunidades para a obtenção de renda. Dentro deste contexto, este artigo busca destacar a atuação do Estado brasileiro ao longo da história do país, considerando a implantação de políticas públicas, que alteraram as dinâmicas presentes no espaço rural, a partir de um conjunto de elementos que exemplificam cada uma delas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos a revista Formação Online estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0. Todos os direitos reservados. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte. A divulgação dos trabalhos em meio digital e impresso é permitida, desde que a comissão de publicação autorize formalmente, sendo vedada a comercialização dos dados e informações a terceiros. O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos seus autores, sendo que a revista se isenta de qualquer responsabilidade relacionada aos mesmos. Esta é uma revista de caráter científico e está sujeita a regras e ao domínio da Universidade Estadual Paulista.