Caracterização termo-pluviométrica e a classificação climática para a vertente paranaense da bacia hidrográfica do rio Itararé.

Autores

  • Paulo Miguel de Bodas Terassi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Presidente Prudente
  • José Tadeu Garcia Tommaselli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3597

Resumo

O presente trabalho objetiva caracterizar a variação espacial e temporal da temperatura e da pluviosidade anual e sazonal, apresentar os resultados obtidos a partir do balanço hídrico climatológico e determinar os tipos climáticos para a vertente paranaense da bacia hidrográfica do rio Itararé. Foram obtidos os dados de pluviosidade de treze postos pluviométricos junto ao Instituto das Águas do Paraná e de uma estação meteorológica pertencente ao Instituto Agronômico do Paraná. Foram espacializadas as estimativas de temperatura fornecidas pela Universidade de Delaware (2014). Empregou-se o balanço hídrico climatológico de Thornthwaite e Mather (1955). Foram aplicados os sistemas de classificação climática de Köppen (1948) e Thornthwaite (1948). A distribuição das isoietas mostrou que os setores meridionais apresentam as maiores alturas pluviométricas e mostraram uma redução significativa para os setores leste e norte. O período de maior concentração das chuvas ocorre no verão e primavera. As maiores isotermas, os maiores valores de evapotranspiração e menores valores de excedente hídrico foram identificados para o setor norte. O emprego do sistema de classificação climática de Köppen (1948) possibilitou delimitar a área de estudo em três tipologias climáticas: Cfb para os setores oeste e central; Cfa para o setor norte; Cfa/Cfb para os setores transitórios. A metodologia de Thornthwaite (1948) apresentou seis tipologias climáticas distinguindo as características climáticas da bacia hidrográfica em conformidade com o índice de umidade efetiva e a eficiência térmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Miguel de Bodas Terassi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Presidente Prudente

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Presidente Prudente.

Climatologia Geográfica.

José Tadeu Garcia Tommaselli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Presidente Prudente

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Presidente Prudente.

Climatologia Geográfica.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Terassi, P. M. de B., & Tommaselli, J. T. G. (2016). Caracterização termo-pluviométrica e a classificação climática para a vertente paranaense da bacia hidrográfica do rio Itararé. Formação (Online), 2(22). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i22.3597

Edição

Seção

Artigos