ALUNOS “BRASIGUAIOS” EM MOVIMENTO NA TRÍPLICE FRONTEIRA: NOVAS POSSIBILIDADES, NOVOS LIMITES NA INTEGRAÇÃO DO ALUNO “BRASIGUAIO”

Autores

  • Margarete Frasson UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná
  • Marli Terezinha Szumilo SCHLOSSER UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná Campus Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.33081/formacao.v2i19.1824

Resumo

 

RESUMO: Esse artigo*[1] tem como objetivo analisar a imigração de alunos da educação primária ou primeira etapa da Educação Básica, do Paraguai para o Brasil, nos últimos cinco (05) anos - 2007/2011 - para escolas públicas municipais de Santa Terezinha de Itaipu-PR. Busca-se compreender como se encontram os alunos “brasiguaios”, matriculados em escolas de bairro, dentro da dinâmica estrutural do ensino, dinâmica norteada pelo Bloco Econômico MERCOSUL. Aponta-se a Geografia como disciplina com potencial para auxiliar o aluno em seu processo de integração e reconstruir a própria identidade, ao elucidar o espaço de vivência na fronteira, marcado pelas contradições que ocorrem entre as diferentes geograficidades, que ocasionam a defasagem idade/série, considerada como indicador de fracasso escolar pelo SEM - Setor Educacional do Mercosul. O processo classificatório desenvolvido pela equipe pedagógico-administrativa da escola, ao atender à legislação vigente, para inserir o aluno na série em que dará continuidade aos estudos e o trabalho metodológico em Geografia, pelo professor regente, apresentam-se como possibilidades para a compreensão da Tríplice Fronteira Educacional.

 


[1] O presente trabalho resulta de pesquisa, discussões, estudos e análises, junto ao Laboratório de Ensino de Geografia (LEG) e Linha/Grupo de Pesquisa Ensino e Práticas de Geografia (ENGEO), pelas autoras.

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Biografia do Autor

Margarete Frasson, UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná

Mestranda em Geografia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão

Membro do ENGEO – Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia

 

Marli Terezinha Szumilo SCHLOSSER, UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná Campus Francisco Beltrão

Professora do curso de Geografia da UNIOESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon

Membro do ENGEO – Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas de Geografia

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Publicado

2013-03-21

Como Citar

Frasson, M., & SCHLOSSER, M. T. S. (2013). ALUNOS “BRASIGUAIOS” EM MOVIMENTO NA TRÍPLICE FRONTEIRA: NOVAS POSSIBILIDADES, NOVOS LIMITES NA INTEGRAÇÃO DO ALUNO “BRASIGUAIO”. Formação (Online), 2(19). https://doi.org/10.33081/formacao.v2i19.1824

Edição

Seção

Artigos