Desigualdades Socioeconômicas e Desempenho Escolar
Análise dos resultados do Saeb/Brasil e do Simce/Chile em 2019
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10410Palavras-chave:
Educação e desigualdes, Nível socioeconômico, Avaliação de sistemas educacionaisResumo
Este artigo objetiva analisar a influência do fator socioeconômico no desempenho escolar dos estudantes nas avaliações padronizadas aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, no Brasil, e pelo Sistema de Medición de la Calidad de la Educación, no Chile. Trata-se de uma pesquisa comparada de método misto com perspectiva exploratória sequencial, majoritariamente quantitativa, que utiliza dados oficiais obtidos mediante consultas aos portais eletrônicos de ambos os países. Os resultados corroboram a associação entre o status socioeconômico dos estudantes e seu sucesso escolar, com maior intensidade nas categorias socioeconômicas extremas, tanto no Brasil quanto no Chile. Isso ressalta a necessidade premente de desenvolver estratégias inovadoras para equilibrar as expectativas de desempenho acadêmico entre alunos de diferentes origens sociais. Esse desafio se torna ainda mais significativo em face das atuais mudanças educacionais em curso em ambos os países, com especial destaque para as reformas em seus sistemas de avaliação educacional.
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