Comunidades de prática e a formação de professores
Um olhar para as pesquisas no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9360Mots-clés :
Comunidade de Prática, Formação de professores, Trabalho coletivo, Estado da arteRésumé
Nesta pesquisa, objetiva-se mapear os estudos, no Brasil, nas últimas duas décadas, acerca de Comunidades de Prática (CoP) envolvendo professores. Para tal, construiu-se um estado da arte das publicações do Portal de Periódicos da CAPES, utilizando como descritor, “Comunidades de Prática” combinado com outros seis descritores. Por meio da análise de conteúdo, constituiu-se um corpus de 33 artigos. Como resultado, foi identificado a predominância de estudos nas áreas da Matemática e das Linguagens, mais concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. Ainda, identifica-se as CoP na contribuição para a identidade profissional, no desenvolvimento de conhecimentos e atividades específicas, na aliança com tecnologias. Infere-se que as Comunidades de Prática ainda são pouco estudadas nas áreas de Educação em Ciências no Brasil, porém, quando exploradas, resultam em uma potente qualificação da práxis docente, no convívio com o coletivo e no crescimento como ser humano.
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