O PAPEL DA ESCOLA NA TRAJETÓRIA DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3821Mots-clés :
Adolescentes, Autores de Atos Infracionais, Teoria Histórico-CulturalRésumé
Esta investigação foi realizada em uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A instituição recebe adolescentes egressos de diferentes unidades da Fundação Casa. Foi estabelecido como objetivo central, analisar as concepções de professores sobre a escola na trajetória de adolescentes autores de atos infracionais que permaneceram em regime fechado, a fim de cumprirem medidas socioeducativas de internação. Como recurso metodológico, procedeu-se o desenvolvimento de grupos focais com seis professores e uma coordenadora pedagógica da instituição. Assumiu-se como referencial a Teoria Histórico-Cultural, que tem como base epistemológica o Materialismo Histórico Dialético. Os resultados indicam que, em sua formação inicial, os professores e a coordenadora não foram contemplados com discussões que problematizassem a questão dos adolescentes autores de atos infracionais, bem como os motivos que produzem tais situações na sociedade. Todavia, evidencia-se um posicionamento uníssono por parte dos professores ao desenvolverem uma postura de acolhida com todos os alunos, a fim de não rotulá-los e/ou compará-los.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.