A MÍDIA VÍDEO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS BRASILEIRAS

Auteurs

  • Paulo Henrique Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal de Grande Dourados
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina
  • Hélia Margarida Oliveira Universidade de Lisboa

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2849

Mots-clés :

Educação Matemática, Formação de professores que ensinam matemática, vídeo

Résumé

O objetivo desse artigo é estudar em que contextos a mídia vídeo tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática no Brasil. Nesse sentido, apresentamos os resultados de uma análise interpretativa de trabalhos que abordam a temática “mídia vídeo e a formação de professores que ensinam matemática” a partir de um levantamento de dissertações e teses (2000-2014) no Banco de Teses da CAPES. Identificamos quatro eixos temáticos e observamos que a mídia vídeo representada pela tecnologia de videoconferência é a mais recorrente nas investigações analisadas. Verificamos que no contexto nacional há poucos trabalhos cujo foco seja a mídia vídeo e a formação de professores que ensinam matemática, em particular que se foquem no uso do vídeo como recurso para professores repensarem suas práticas. Sendo assim, consideramos essas temáticas como campo fértil para investigação no Brasil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2849

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2014-11-28

Comment citer

RODRIGUES, P. H.; RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. de C. T.; OLIVEIRA, H. M. A MÍDIA VÍDEO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ANÁLISE DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 148–169, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2849. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2849. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê