Nuances dos paradigmas do ensino da literatura em escolas federais brasileiras

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DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10460

Mots-clés :

Ensino da Literatura, Paradigmas, Letramento Literário, Educação literária, Ensino Médio

Résumé

Este trabalho, na área da Didática da Literatura, aborda os paradigmas do ensino da Literatura, dos modelos tradicionais aos inovadores. Os objetivos principais são apresentar e discutir resultados referentes à descrição e à análise de percepções e práticas do professorado de Literatura das escolas federais situadas em Goiás, bem como refletir sobre os atuais modelos de ensino da literatura vigentes na realidade investigada e em outros contextos escolares. Trata-se de uma investigação de enfoque metodológico misto, cujos dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a docentes de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio de tais instituições. Em linhas gerais, os resultados revelam percepções e práticas docentes que remetem a uma hibridização de elementos de paradigmas tradicionais, contemporâneos e inovadores do ensino da literatura, com um leve predomínio do modelo social-identitário.

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Bibliographies de l'auteur

Dalva Ramos de Resende Matos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Departamento de Áreas Acadêmicas. Doutora em Educação (USC). Membra dos grupos de pesquisa NuPEPE-IFG e LITER21-USC.

María López-Sández, Universidad de Santiago de Compostela

Professora da área de Didática da Língua e da Literatura, Departamento de Didáticas Aplicadas, Vice-decana da Faculdade de Ciências da Educação. Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Membra do Grupo de Investigação RODA-USC. Acadêmica de número da Real Academia Galega.

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Publiée

2024-08-16

Comment citer

MATOS, D. R. de R.; LÓPEZ-SÁNDEZ, M. Nuances dos paradigmas do ensino da literatura em escolas federais brasileiras. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024008, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10460. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10460. Acesso em: 24 août. 2024.

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