O currículo escolar sob enfoque histórico-crítico: aspectos ontológico, epistemológico, ético-político e pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8280

Palabras clave:

currículo escolar, pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural

Resumen

Toma-se como objeto de análise teórica o currículo escolar sob enfoque crítico, caracterizando-o como ferramenta do ato educativo a serviço do desenvolvimento omnilateral dos estudantes. Examinam-se seus aspectos ontológico, epistemológico e ético-político e, em segundo momento, encaminha-se a discussão para o âmbito pedagógico, colocando em tela o ensino desenvolvente, seus requisitos e resultados. Discute-se a natureza dos conhecimentos a serem convertidos em conteúdos escolares com vistas à formação do pensamento rigorosamente abstrato, entendido como condição para a efetiva inteligibilidade do real, abordando a formação processual de sistemas conceituais que superem a captação da realidade pela via das representações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lígia Márcia Martins, UNESP/Bauru

Livre-Docente em Psicologia da Educação (UNESP/Bauru). Professora (aposentada) do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara.

Juliana Campregher Pasqualini, UNESP/Bauru; UNESP/Araraquara.

Pós-doutora em Educação (UNICAMP), Doutora e Mestre em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). Professora do Departamento de Psicologia da UNESP/Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP/Araraquara.

Citas

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórico-experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LAVOURA, T. N. A dialética do singular-universal-particular e o método da pedagogia histórico-crítica. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n. 2, p.4-18, Presidente Prudente, mai./ago., 2018. DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.6044

MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1993.

MARX, K. O Capital: Crítica da Economia Política (Livro I – O Processo de Produção do Capital). São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PASQUALINI, J. C. Três teses histórico-críticas sobre o currículo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v45/1517-9702-ep-45-e214167.pdf. Acesso em 16 jul 2020.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1984.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8º ed. Campinas: Autores Associados, 2003.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas (Tomo I). Madrid: Visor, 1997.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

MARTINS, L. M.; PASQUALINI, J. C. O currículo escolar sob enfoque histórico-crítico: aspectos ontológico, epistemológico, ético-político e pedagógico. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp.1, p. 23–37, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31iesp.1.8280. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8280. Acesso em: 21 nov. 2024.