Linguagem, Educação E Formação De Professores

Autores/as

  • Maria de Fátima B. Abdalla

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.68

Palabras clave:

Linguagem, Educação, Formação de Professores, Troca de Experiências.

Resumen

Este texto faz uma leitura critica sabre a relação linguagem e educação, procurando rever algumas praticas de ensino de língua materna – leitura, produção de textos e análise lingüística (como pratica de reflexão sabre a língua) – com o intuito de repensar a formação de professores. Para isso, apresenta algumas implicações éticas na relação entre linguagem e educação, tecendo comentários a respeito da estigmatização das variedades lingüísticas e das implicações da oralidade na escrita, procurando desmistificar algumas práticas habituais que se traduzem no ensino de metalinguagem, apontando para a necessidade de se vivificar a troca de experiências em sala de aula.

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Publicado

2009-12-15

Cómo citar

ABDALLA, M. de F. B. Linguagem, Educação E Formação De Professores. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 4, n. 4, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v4i4.68. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/68. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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