A prática da leitura: hábitos e suportes

Autores/as

  • Celso Leopoldo Pagnan Unopar
  • Denilson Teixeira Lima Unopar
  • Rennan Herbert Mustafa Unopar

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5103

Palabras clave:

leitura, suporte, hábito

Resumen

A leitura é uma prática advinda da época da invenção da escrita, há cerca de cinco mil anos. De lá para cá, foram criados suportes para impressão dos textos e alterado o modo e os objetivos com que se leem textos. As duas últimas grandes mudanças se deram com a invenção da imprensa com tipos móveis por Gutenberg em meados do século XV e a publicação de textos em suporte digital, utilizando-se de diferentes gadgets, desde fins do século XX. A presente pesquisa parte do princípio de que mesmo os chamados nativos digitais não têm ainda o hábito pleno, por assim dizer, de ler livros no novo suporte e que isso se explicaria tanto pela prática pouco frequente da leitura em geral, bem como por haver a necessidade de um novo aprendizado para explorar, de modo significativo, a leitura digital. Não apenas a utilização das ferramentas, mas também estratégias específicas para a realização da leitura. Baseamo-nos em estudos diversos e utilizamos como método questionário aplicado em discentes do curso de graduação em direito de uma universidade particular. Em conclusão, podemos afirmar que existe a necessidade de um aprendizado efetivo de novas estratégias de leitura a fim de que se realize a leitura em ambientes digitais com maior proveito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Leopoldo Pagnan, Unopar

Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela Unesp - Assis.

Professor do programa de mestrado em Metodologias para o ensino de linguagens e suas tecnologias- Unopar Londrina

Denilson Teixeira Lima, Unopar

Graduando em Direito.

Rennan Herbert Mustafa, Unopar

Graduando em direito

Publicado

2018-12-24

Cómo citar

PAGNAN, C. L.; LIMA, D. T.; MUSTAFA, R. H. A prática da leitura: hábitos e suportes. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.5103. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5103. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO