TELEVISÃO PARA CRIANÇAS: UMA QUESTÃO DE ÉTICA, REGULAMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4814

Palabras clave:

crianças, televisão pública, regulamentação, ética, mídia-educação

Resumen

Este artigo tem como proposta discutir questões de ética, regulamentação da televisão para crianças e mídia-educação. Parte-se do pressuposto de que o direito à liberdade de expressão e regulamentação não são incompatíveis, mas complementares – e fundamentais para o exercício democrático. O texto apresenta exemplos de regulação pública, auto-regulação e co-regulação de televisão para crianças em contexto principalmente europeu, com destaque para o modelo sueco. Iniciativas para garantir conteúdos considerados de qualidade, assim como ações para evitar que conteúdos potencialmente nocivos possam ser exibidos nas grades de programação pública são apresentados, assim como a importância do enfoque paralelo e contínuo em ações mídia-educativas.

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Biografía del autor/a

Ilana Eleá, University of Gothenburg, Sweden

Pedagoga, doutora em Educação pela PUC-Rio, Coordenadora científica da The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, Nordicom, University of Gothenburg, Suécia.

Publicado

2017-04-14

Cómo citar

ELEÁ, I. TELEVISÃO PARA CRIANÇAS: UMA QUESTÃO DE ÉTICA, REGULAMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 8–24, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4814. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4814. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê