UMA EVIDÊNCIA EXPERIMENTAL DO CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DO ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DO GRUPO IDEAL

Autores/as

  • Pierre Ratinaud

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.325

Palabras clave:

representações sociais, representações profissionais, grupo ideal

Resumen

Este artigo apresenta uma evidência experimental da noção de representação profissional. Após descrever essa categoria particular de representações sociais e os interesses que ela representa no domínio da educação, descrevem-se dois protocolos experimentais inscritos no âmbito da teoria estrutural que permitem a identificação de diferenças entre as representações sociais e representações profissionais. Estes protocolos são baseados na técnica de “pôr em questão”, e centram-se na representação do grupo ideal. Eles foram submetidos a 1.001 alunos da licenciatura de Ciências da Educação da Universidade de Toulouse-Le Mirail (296 para o primeiro e 705 para  o segundo). Os resultados mostram diferenças na composição do sistema central da representação no contexto em que o objeto é pensado (social versus profissional). Eles também salientaram o caráter muito estável ao longo do tempo no núcleo central das representações e a necessidade de uma contextualização dos objetos no  estudo da inserção social e profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-06-15

Cómo citar

RATINAUD, P. UMA EVIDÊNCIA EXPERIMENTAL DO CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DO ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DO GRUPO IDEAL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.325. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/325. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.