LA INCLUSIÓN ESCOLAR EN LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: EL USO DE OBJETOS EDUCACIONALES Y SUS CONTRIBUCIONES

Autores/as

  • Paula Mesquita Melques Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Estadual Paulista
  • Klaus Schlünzen Junior FCT/UNESP
  • Ana Maria Osorio Araya FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2820

Palabras clave:

Objeto Educacional, Enseñanza de la Física, La Inclusión Escolar, Discapacidad Intelectual

Resumen

Este artículo presenta una investigación desenvolvía en el magister que tenía como objetivo investigar la contribución de la utilización de “Objetos Educacionais” (OE), en las clases de física, en el proceso de inclusión. Con este fin, se estudio cómo los OE se pueden insertar en las clases de física; analizar y seleccionar los OE que contemplen los contenidos de la física y que pueden contribuir con la integración en la escuela; y también investigar si los OE seleccionados contribuyen con la inclusión de alumnos con discapacidad intelectual en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Física. Partiendo de una abordaje cualitativa y con enfoque en la investigación-intervención, la investigación fue desarrollada en una escuela pública de la ciudad de Presidente Prudente/SP. De los resultados obtenidos, se concluyó que el uso de OE contribuyó para la inclusión escolar en la enseñanza de la física, en el contexto de esta investigación.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2820

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Mesquita Melques, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Estadual Paulista

Graduada em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista; (FCT/UNESP). Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela mesma instituição. Atua no Programa Redefor - Educação Especial e Inclusiva - como Designer Educacional na equipe NEaD/Unesp na produção e desenvolvimento dos cursos semipresenciais e produção de materiais didáticos para a plataforma Moodle. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de professores, Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, Ensino de Física.

Klaus Schlünzen Junior, FCT/UNESP

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.

Ana Maria Osorio Araya, FCT/UNESP

Possui graduação em Física - Universidad de Santiago de Chile (1981), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, consultor nacional da Universidade Estadual de Maringá e professor colaborador (sem vinculo empregatício) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências. Na área de Ensino de Física atua em Física Moderna para Professores de Ensino Médio, com um livro publicado pelo grupo que coordena, Espectro Eletromagnético. Coordenadora do Núcelo de Ensino de Física que tem como objetivo o estudo de temas da Física Moderna Contemporânea para inclusaõ no Ensino Médio Participa do projeto Observatório da Educação coordenado pela professora Dra. Lizete Maria Orquiza de Carvalho e participa do grupo de pesquisa Avaliação Formativa do Programa de Pós-Graduação para a Ciência, Unesp, Bauru.

Publicado

2015-05-26

Cómo citar

MELQUES, P. M.; JUNIOR, K. S.; ARAYA, A. M. O. LA INCLUSIÓN ESCOLAR EN LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: EL USO DE OBJETOS EDUCACIONALES Y SUS CONTRIBUCIONES. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 274–295, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2820. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2820. Acesso em: 11 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a