THE SCHOOL INCLUSION PROCESS IN PHYSICS TEACHING: THE USE OF EDUCATIONAL OBJECTS AND ITS CONTRIBUTIONS

Authors

  • Paula Mesquita Melques Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Estadual Paulista
  • Klaus Schlünzen Junior FCT/UNESP
  • Ana Maria Osorio Araya FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2820

Keywords:

Educational Objects, Physics Teaching, School Inclusion, Intellectual Disability

Abstract

This paper presents a Master research which investigates the contribution of the use of Educational Objects (EO) to the inclusion process on Physics classes. It was studied how the EO can be used in Physics classes; analyzed and selected the EO which contemplate the Physics contents and can contribute to the process of school inclusion, and also investigate if the selected Educational Objects contribute to the inclusion of students with intellectual disability on the process of teaching and learning Physics. This research is qualitative and focused on intervention research methodology. The study was conducted in a public school in Presidente Prudente, interior of São Paulo State. According to the results, it was concluded that the use of Educational Objects contributed to the process of school inclusion in Physics teaching in the context of this research.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2820

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Mesquita Melques, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. Estadual Paulista

Graduada em Licenciatura em Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista; (FCT/UNESP). Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pela mesma instituição. Atua no Programa Redefor - Educação Especial e Inclusiva - como Designer Educacional na equipe NEaD/Unesp na produção e desenvolvimento dos cursos semipresenciais e produção de materiais didáticos para a plataforma Moodle. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de professores, Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, Ensino de Física.

Klaus Schlünzen Junior, FCT/UNESP

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professor livre-docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, com estágio de Pós-doutoramento na Universitat de Barcelona. Atualmente é coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp e do programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, informática na educação, tecnologias de informação e comunicação, educação a distância e aprendizagem organizacional.

Ana Maria Osorio Araya, FCT/UNESP

Possui graduação em Física - Universidad de Santiago de Chile (1981), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, consultor nacional da Universidade Estadual de Maringá e professor colaborador (sem vinculo empregatício) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Geociências. Na área de Ensino de Física atua em Física Moderna para Professores de Ensino Médio, com um livro publicado pelo grupo que coordena, Espectro Eletromagnético. Coordenadora do Núcelo de Ensino de Física que tem como objetivo o estudo de temas da Física Moderna Contemporânea para inclusaõ no Ensino Médio Participa do projeto Observatório da Educação coordenado pela professora Dra. Lizete Maria Orquiza de Carvalho e participa do grupo de pesquisa Avaliação Formativa do Programa de Pós-Graduação para a Ciência, Unesp, Bauru.

Published

2015-05-26

How to Cite

MELQUES, P. M.; JUNIOR, K. S.; ARAYA, A. M. O. THE SCHOOL INCLUSION PROCESS IN PHYSICS TEACHING: THE USE OF EDUCATIONAL OBJECTS AND ITS CONTRIBUTIONS. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 274–295, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2820. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2820. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê

Most read articles by the same author(s)