GRUPO DE PROFESSORES DE FÍSICA MODERNA: O GRUPO DE ESTUDO/DISCUSSÃO COMO ESTRATÉGIA FORMADORA DE AUTONOMIA DOCENTE EM PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • João Ricardo Neves da Silva Univ. Estadual Paulista/FC/Bauru
  • Polônia Altoé Fusinato Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - UEM
  • Ana Maria Osório Araya Univ. Estadual Paulista/FCT/Presidente Prudente
  • Alex Lino Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1752

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Autonomia docente, Grupos de estudo, Física Moderna, Contemporânea no Ensino Médio

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as intenções dos grupos de formação continuada de professores para promover o desenvolvimento de características de professores consideradas importantes pelas pesquisas acadêmicas. Com base na hipótese de que os grupos de estudo/discussão de tópicos específicos de física podem surtir efeitos significativos e recomendados pela literatura da área, apóia-se nas proposições do educador José Contreras Domingo sobre autonomia docente e faz-se uma sistematização dos resultados de um trabalho em um grupo de formação continuada de professores de física que se pauta nessa metodologia, no qual se obteve sucesso em desenvolver as características de autonomia docente. Foi possível identificar nos professores participantes desse trabalho as características defendidas pelo referencial adotado e, a partir da perspectiva da formação para autonomia, relacionar os resultados obtidos com um panorama geral da formação continuada de professores de física, propondo inclusive o modelo estudado como referencia no que concerne a este tipo de formação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v22i23.1752

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SILVA, J. R. N. da; FUSINATO, P. A.; ARAYA, A. M. O.; LINO, A. GRUPO DE PROFESSORES DE FÍSICA MODERNA: O GRUPO DE ESTUDO/DISCUSSÃO COMO ESTRATÉGIA FORMADORA DE AUTONOMIA DOCENTE EM PROFESSORES DE FÍSICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 22, n. 23, p. 96–107, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v22i23.1752. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1752. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)