REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NACIONAL E NO ESTADO DO PARANÁ

Autores/as

  • Evelcy Monteiro Machado
  • Maria da Glória Lima Pereira Vernick

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2479

Palabras clave:

Educação especial, Direito à educação, Política educacional, Educação inclusiva

Resumen

Trata-se de um estudo analítico reflexivo sobre as políticas de educação especial no Brasil e o direito à educação. Parte das transformações previstas para a área a partir da aprovação da Constituição Federal em 1988 e das influências advindas dos movimentos e organismos internacionais. Segue com as possibilidades de implantação de nova organização em decorrência da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a). E encerra apresentando o posicionamento do governo do Paraná que mantém as escolas especiais. Este estudo bibliográfico e a análise documental dos principais documentos legais que norteiam a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a) revelam que a configuração da educação especial no âmbito nacional e no Estado do Paraná ocorreu com impasses e embates políticos, influenciando as transformações ocorridas nas redes locais sendo que no Paraná a “escolarização” dos alunos com necessidades educacionais especiais vem se dando nas escolas de ensino comum e nas instituições especializadas evidenciando um sistema dual. As escolas especiais, enquanto parte de um contexto social, político e econômico do sistema educacional brasileiro, mantém as relações hegemônicas da classe dirigente e contribuem com a persistência da relação entre o público e o privado.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2479

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Publicado

2013-08-23

Cómo citar

MACHADO, E. M.; VERNICK, M. da G. L. P. REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NACIONAL E NO ESTADO DO PARANÁ. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 2, p. 49–67, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i2.2479. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2479. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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