Comunidades de prática e a formação de professores

Um olhar para as pesquisas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9360

Palavras-chave:

Comunidade de Prática, Formação de professores, Trabalho coletivo, Estado da arte

Resumo

Nesta pesquisa, objetiva-se mapear os estudos, no Brasil, nas últimas duas décadas, acerca de Comunidades de Prática (CoP) envolvendo professores. Para tal, construiu-se um estado da arte das publicações do Portal de Periódicos da CAPES, utilizando como descritor, “Comunidades de Prática” combinado com outros seis descritores. Por meio da análise de conteúdo, constituiu-se um corpus de 33 artigos. Como resultado, foi identificado a predominância de estudos nas áreas da Matemática e das Linguagens, mais concentrados nas regiões Sul e Sudeste do país. Ainda, identifica-se as CoP na contribuição para a identidade profissional, no desenvolvimento de conhecimentos e atividades específicas, na aliança com tecnologias. Infere-se que as Comunidades de Prática ainda são pouco estudadas nas áreas de Educação em Ciências no Brasil, porém, quando exploradas, resultam em uma potente qualificação da práxis docente, no convívio com o coletivo e no crescimento como ser humano.

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Biografia do Autor

Andressa Freitas Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Química e Ciências Biológicas. Mestra e Doutoranda pelo PPG Educação em Ciências.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Professor no Departamento de Metodologia do Ensino.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

LOPES, A. F.; TOLENTINO NETO, L. C. B. de. Comunidades de prática e a formação de professores: Um olhar para as pesquisas no Brasil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9360. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9360. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua