Os professores russos na transformação digital da educação geral: desafios, expectativas e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9129

Palavras-chave:

Federação Russa, Digitalização da educação, Professores de escola

Resumo

A pesquisa visa identificar a qualidade das dificuldades na atividade dos professores na nova realidade da digitalização, suas expectativas pessoais e profissionais e as perspectivas para a solução das tarefas profissionais emergentes. O objetivo do estudo é descrever o conteúdo substancial da disponibilidade de um professor para participar da digitalização do processo educacional nas escolas russas. Os resultados do estudo empírico realizado através de uma pesquisa on-line com professores de organizações educacionais na Federação Russa são processados utilizando os métodos de modelagem, estatísticas matemáticas e métodos comparativos. É revelada a tendência dos professores de melhorar os conhecimentos especializados necessários para resolver as tarefas pedagógicas moldadas pelas condições alteradas da atividade profissional. Verifica-se que os professores estão preocupados com as mudanças no conteúdo e nas tecnologias de interação direta e indireta com outras disciplinas das relações educacionais — alunos e pais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Vitalievna Kramchaninova, Armavir State Pedagogical University – Armavir

Associate Professor.

Konstantin Viktorovich Shkuropy, Armavir State Pedagogical University – Armavir

Associate Professor.

Lyudmila Nikolaevna Khludova, Armavir State Pedagogical University – Armavir

Associate Professor.

Vsevolod Evgenievich Loba, Armavir State Pedagogical University – Armavir

Associate Professor.

Yuri Pavlovich Vetrov, Armavir State Pedagogical University – Armavir

Associate Professor.

Referências

ACTIVITY EDU. Issledovanie: pomogajut li cifrovye tehnologii učitelju [Research: Does digital technology help teachers]. ActivityEdu, 2019. Available: https://activityedu.ru/Blogs/analytics/issledovanie-pomogayut-li-cifrovye-tehnologii-uchitelyu/. Access: 26 Sep. 2021.

AIMALETDINOV, T. A.; BAIMURATOVA, L. R.; ZAITSEVA, O. A.; IMAEVA, G. R.; SPIRIDONOVA, L. V. Tsifroiaia gramotnost rossiiskikh pedagogov. Gotovnost k ispolzovaniyu tsifrovykh tekhnologii v uchebnom protsesse [Digital literacy of Russian teachers. Readiness for the use of digital technology in the educational process]. Moscow: NAFI Publishing house, 2019.

CENTER FOR STRATEGIC RESEARCH. Dvenadcatʹ rešenij dlja novogo obrazovanija doklad centra strategičeskih razrabotok i vysšej školy èkonomiki [Twenty solutions for the new education. Report of the Center for Strategic Research and the Higher School of Economics]. Moscow: Higher School of Economics, 2018. Available: https://www.hse.ru/data/2018/04/06/1164671180/Doklad_obrazovanie_Web.pdf. Access: 20 Dec. 2021.

GABLE, E. Tsifrovaia transformatsiia shkolnogo obrazovaniia. Mezhdunarodnyi opyt, trendy, globalnye rekomendatsii [Digital transformation of school education. International experience, trends, global recommendations]. Translation: Sergomanov, P. A. (ed.). Moscow: NRU HSE, 2019.

GREBENYUK, T. B. Podgotovka budushchego pedagoga k tsifrovizatsii obrazovaniia kak pedagogicheskaia problema [Future teacher’s training to the digitalization of the education as a pedagogical problem]. Kaliningradskij Vestnik Obrazovanija Naučno-Metodičeskij Èlektronnyj Žurnal [Kaliningrad Education Bulletin Scientific and Methodical Electronic Journal], n. 2(6), p. 20-27, 2020. Available: https://koirojournal.ru/realises/g2020/3jul2020/kvo203/. Access: 20 Dec. 2021.

KOLESNIKOVA, K. Davaj počatimsja Dlja čego učitelju nužny socseti [Let’s Chat. Why teachers need social media]. Rossijskaja Gazeta, n. 225(7983), 2019. Available: https://rg.ru/2019/10/04/opros-pochti-90-uchitelej-ispolzuiut-messendzhery-dlia-raboty.html. Access: 20 Dec. 2021.

KOLYKHMATOV, V. I. Professionalʹnoe razvitie pedagoga v uslovijah cifrovizacii obrazovanija [Teacher professional development in the era of digital education]. Učenye Zapiski Universiteta im. P.F. Lesgafta [Scientific Notes of P.F. Lesgaft University], St. Petersburg, n. 8(174), p. 91-95, 2019. Available: http://lesgaft-notes.spb.ru/en/node/15161. Access: 20 Dec. 2021.

KUZMINOV, Y. I.; FRUMIN, I. D. Rossiiskoe obrazovanie: Dostizheniia, vyzovy, perspektivy [Russian education: Achievements, challenges, and prospects]. Moscow: Higher School of Economics Publishing house, 2019.

MUKHAMETZIANOV, I. S. Tsifrovoe prostranstvo v obrazovanii: Ozhidaniia, vozmozhnosti, riski, ugrozy [Digital space in education: Expectations, opportunities, risks, and dangers.] In: GERASIMOV, V. I. (ed.). Rossiia: Tendentsii i perspektivy razvitiia. Moscow: Federal State Budgetary Scientific Institution Institute of Scientific Information on Social Sciences of the Russian Academy of Sciences, 2020. p. 571-574.

MURTAZINA, A. V.; REZER, T. M. Tsifrovizatsiia obrazovaniia: gotovnost prepodavatelei k rabote v novykh usloviiakh [Digitalization of education: teachers’ readiness for work in the new conditions]. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON DIGITALIZATION OF (DSEME-2019), 2., 2019, Yekaterinburg. Proceedings […]. Yekaterinburg: Ústav Personalistiky, 2020. p. 114-119.

RUSSIA. Passport of the Federal Project “Digital education environment”: Annex to the minutes of the meeting of the project committee on the national project “Education” of December 7, 2018 no. 3.

PUTIN, V. V. Soveshchanie po tekushchei situatsii v sisteme obrazovaniia v usloviiakh rasprostraneniia novoi koronavirusnoi infektsii [Meeting on the current situation in the education system in the context of the spread of a novel coronavirus infection]. May 21, 2020. Available: http://kremlin.ru/events/president/news/63376

RASSHIRENNAIA podborka dannykh VTsIOM k tematicheskomu vypusku “Tsifrovizatsiia i iskusstvennyi intellekt” [Expanded selection of VTsIOM data for the thematic issue “Digitalization and Artificial Intelligence”] no. 3. n.d. Available in: https://wciom.ru/fileadmin/file/nauka/podborka/rasshirennaya_podborka_dannyh_wciom_102020.pdf. Access: 20 Dec. 2021.

SBORNIK materialov po rezultatam monitoringa tsifrovoi transformatsii obshcheobrazovatelnykh organizatsii na regionalnom i federalnom urovne v 2020 godu [Collection of materials on the results of the monitoring of the digital transformation of general education organizations at the regional and federal level in 2020]. 2020.

TSIFROVAIA SHKOLA. Project “Tsifrovaia shkola” [“Digital school”] is part of the project “Sovremennaia tsifrovaia obrazovatelnaia sreda” [“Modern digital education environment”]. n.d. Available: https://xn--80aaexmgrdn3bu4a4g.xn--p1ai/. Access: 26 Sep. 2021.

UVAROV, A. I.; GABLE, E.; DVORETSKAIA, I. V.; ZASLAVSKY, I. M.; KARLOV, I. A.; MERTSALOVA, T. A.; SERGOMANOV, P. A.; FRUMIN, I. D. Trudnosti i perspektivy tsifrovoi transformatsii obrazovaniia [Challenges and prospects of the digital transformation of education]. Moscow: Higher School of Economics Publishing house, 2019.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

BELOUS, O. V.; KRAMCHANINOVA, N. V.; SHKUROPY, K. V.; KHLUDOVA, L. N.; LOBA, V. E.; VETROV, Y. P. Os professores russos na transformação digital da educação geral: desafios, expectativas e perspectivas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021016, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.9129. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9129. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua