A gestão da educação na sociedade capitalista: influências do gerencialismo no processo de humanização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8328

Palavras-chave:

Gestão da Educação, Capitalismo, Humanização

Resumo

No contexto de Estado capitalista, organizado em classes, cujos interesses revelam-se antagônicos, as políticas educacionais, em linhas gerais, recebem a interferência da lógica do capital. Considerando os aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e sociais que envolvem a definição destas políticas, a problemática em questão versa sobre o modelo de gestão gerencialista presente na educação pública da sociedade capitalista neoliberal. Os objetivos do estudo consistem em analisar este modelo de gestão gerencialista da educação, com características empresariais que se pautam no atendimento à necessidade do mercado global, identificando os seus impactos na formação dos sujeitos que compõem a classe trabalhadora; e compreender as suas possíveis influências no desenvolvimento humano. Para tanto, ancora-se no método materialista histórico dialético e tem como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Como resultado, observa-se que a definição de políticas públicas sociais, entre elas, à educação, a partir da conjuntura mercantil, não é algo novo e, portanto, direciona para uma gestão de ações educativas voltadas para a adequação do sujeito à força de trabalho, a fim de atender às necessidades de contínua reestruturação do capital. Conclui-se, então, que é plausível o resgate de uma reflexão acerca do modelo de gestão da educação que proporcione um processo de apropriação da cultura e objetivação do sujeito, em que a escola tem seu trabalho educativo voltado para o social, no sentido de rompimento com a lógica do capital e possibilitando o desenvolvimento do homem novo, a partir de uma educação emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polyane Primo, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR), Pedagoga do Quadro Próprio do Magistério na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Tania da Costa Fernandes, Grupo de Pesquisa/CNPq Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP). Professora e Pesquisadora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade.

Referências

BOBBIO, N. O conceito de sociedade civil. 3.ª Reimpressão. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1994.

CURY, C. R. J. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. São Paulo: Autores Associados, 1986.

CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à Igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, pp. 245-262, jul. 2002.

GENTILI, P. A Falsificação do Consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo. Petrópolis: Vozes, 1998.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.

MARTINS, A. S. A direita para o social: a educação da sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: UFJF, 2009.

MATEUS, E. Práxis colaborativa e as possibilidades de ser-com-o-outro. In: SCHETTINI, R. H.; et al (Org.). Vygotsky: uma revisita no início do século XXI. vol. 2. São Paulo: Andross, 2009. p. 17-52.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. In: MÉSZÁROS, I. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.

NEVES, L. M. W. A sociedade civil como espaço estratégico de difusão da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, L. M.W. A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. p. 84-125.

SILVA, M. S. P. da; CARVALHO, L. S. Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 50, n. 36, p. 211-239, set/dez. 2014.

TONET, I. Interdisciplinaridade, formação e emancipação humana. In: BARROS, M. S. F.; PASCHOAL, J. D.; PADILHA, A. (Org.). Formação, Ensino e Emancipação Humana: desafios da contemporaneidade para educação escolar. Curitiba: CRV, 2019, p. 13-28.

VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.

WOOD, E. M. O que é (anti)capitalismo. Revista Crítica Marxista, n. 17. Editora Revan, 2003. p. 37-50.

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

PRIMO, P.; FERNANDES, T. da C. A gestão da educação na sociedade capitalista: influências do gerencialismo no processo de humanização. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 295–309, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8328. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8328. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua