Prática docente no ensino superior e os saberes da formação inicial: constituindo a identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8325

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação inicial, Educação Física

Resumo

O trabalho aborda a relação entre formação inicial e prática docente no ensino superior, enfatizando os saberes docentes mobilizados pelos professores e suas influências para a constituição de sua identidade profissional. Nesse artigo, questionamos quais saberes e práticas da formação inicial refletem na atividade profissional docente de professores de Educação Física do ensino superior? E como esses saberes e práticas contribuem para construção de sua identidade profissional?  Nesse sentido traçamos como objetivo analisar a relação entre a prática docente e a formação inicial de professores universitários, mapeando os principais saberes adquiridos durante o processo formativo dos sujeitos pesquisados e as contribuições desses saberes para a constituição de sua identidade profissional. Utilizamos de uma abordagem predominantemente qualitativa, partindo de um estudo de caso no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição pública de ensino superior do estado do Ceará, tendo como sujeitos da pesquisa, professores do referido curso. Como técnica de coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada. A pesquisa nos revelou que os saberes da formação inicial se encontram refletidos nas atividades de ensino desenvolvidas pelos professores pesquisados, porém, não podemos considerá-los determinantes, tendo em vista, que os professores se encontram mobilizando outros saberes que não foram enfatizados em sua formação inicial. Contatamos ainda, a contribuição dessa etapa formativa inicial no processo de construção da identidade docente dos professores pesquisados, por meio de referências de ensino que marcaram de forma positiva (ou negativa) a formação desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lucas de Melo Amaral, Rede Municipal de Educação do Município de Quixeré/CE

Especialista em Educação Física Escolar (UAB/UECE). Professora da Rede Municipal de Educação do Município de Quixeré/CE. Bolsista FUNCAP/CE.

Cesar Augusto Sadalla Pinto, IFCE/CE

Mestrado em Educação (UECE/CE). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Bolsista FUNCAP/CE.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, UECE/CE

Pós-Doutorado em Educação (UV/ES). Doutora em Sociologia da Educação (USAL/ES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ - Nível 2.

Referências

BORGES, C. M. F. A formação de docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. p. 157-190. In: BORGES, C. M. F.; DESBIENS, J. F. (Org.). Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. Campinas: Autores Associados, 2005.

BORGES, C. M. F. O professor de Educação Física e a construção do saber. 2. Ed. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf >. Acesso em 07 de setembro de 2015.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; SILVA, R. da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C. B.; BRAGA, M. M. S. C.; FRANÇA, M. do S. L. M. Didática e docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Realce Editora & Indústria Gráfica Ltda, 2008.

FRANCO, M. L. P. Barbosa. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro, 2005.

GERHARDT, T. A.; SILVEIRA, D. T. (Org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F.; WITTIZORECKI, E. S. Formação de professores de Educação Física. In: TERRA, D. V., SOUZA JÚNIOR, M. (Orgs). Formação em Educação Física & Ciências do Esporte: políticas e cotidiano. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ltda., 2010.

NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 1995.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C.; CAVALLET, V. J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, R. L. Leite. (Org.) Formação de educadores: Desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

AMARAL, B. L. de M.; PINTO, C. A. S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M. Prática docente no ensino superior e os saberes da formação inicial: constituindo a identidade profissional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 238–255, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8325. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8325. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua