FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS: MEMÓRIA E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Mayllena Joanne Fernandes Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudio Eduardo Félix dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4345

Palavras-chave:

Memória. Educação Física. Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo trata das tendências e perspectivas de formação de professores nas proposições dos cursos de Educação Física nas Universidades Estaduais da Bahia (Uebas). Indagando que concepções e memórias acerca do trabalho educativo do professor de Educação Física estão postos nos projetos dos cursos de Educação Física das Uebas, objetivamos analisar as tendências pedagógicas que fundamentam os cursos de formação de professores de Educação Física e sua relação com a memória produzida acerca do trabalho do profissional no Brasil. As discussões apresentadas ao longo do artigo foram desenvolvidas a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético, referências bibliográficas e documentos. Concluímos que a perspectiva de ensino do esporte e a atividade física estão fundamentadas em teorias não críticas que secundarizam o ensino dos conteúdos e não contribuem para uma visão ampla da problemática social no processo formativo e na futura prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayllena Joanne Fernandes Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelas Faculdades de Educação Física Montenegro, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Metodologia em Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC ). Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Pesquisadora do Grupo de Estudos Marxistas em Educação CEPEHU/UESC. Atualmente é professora da Educação Básica das redes Estadual (BA) e Municipal de Itabuna(Ba).

Claudio Eduardo Félix dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em historia pela Universidade de Pernambuco (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia ( UESB) onde leciona nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade. É Pesquisador do Museu Pedagógico: Grupo de Pesquisa Estudos Histórico-Críticos em Educação (GPEHCE-UESB), do Grupo de Estudos Marxistas em Educação (UNESP). desenvolve e orienta pesquisas abordando a relação entre memória, luta de classes e educação buscando contribuir com os estudos da teoria da prática educativa histórico-crítica, bem como com a investigação das memórias e história de educadores e experiências educativas contra-hegemônicas.

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

CARVALHO, M. J. F.; FÉLIX DOS SANTOS, C. E. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS: MEMÓRIA E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 167–185, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4345. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4345. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO