Leitura em voz alta na sala de aula: a materialização do texto literário

Autores

  • Elisa Maria Dalla-Bona Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4128

Palavras-chave:

Leitura, Didática, Literatura Infantil, Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo aborda um aspecto importante da didática da leitura literária – a leitura em voz alta. Relata situações de enfrentamento das dificuldades em leitura de alunos do Ensino Fundamental, observadas em pesquisas desenvolvidas em uma turma de 4º ano, de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, e em turmas de 6º e 7º ano, em uma escola estadual do município de Colombo, região metropolitana de Curitiba. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de natureza etnográfica, com ênfase nas observações dos processos pedagógicos desenvolvidos pelas professoras e seus efeitos nos alunos, trazendo à tona o que tem sido e o que precisa ser feito na escola para a formação de leitores de literatura. Constatou-se que a leitura em voz alta em sala de aula mobiliza o imaginário dos alunos, aproxima professor e alunos e proporciona a comunicação entre texto e leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná

Pedagoga.

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (1990).

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (2012).

Realizou estágio de setembro/2010 a fevereiro/ 2011, no Institut National de Recherche Pédagogique – INRP, Lyon, França.

Professora, desde agosto de 1991, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Participou do projeto de promoção da leitura na Escola Estadual João Gueno (PR), vencedor do prêmio VIVALEITURA/2014, promovido pelos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

 

Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, leitura e literatura infantil.

Downloads

Publicado

14-04-2017

Como Citar

DALLA-BONA, E. M. Leitura em voz alta na sala de aula: a materialização do texto literário. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 112–126, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4128. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4128. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO