PIBID, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS

Autores

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins UFES
  • Bianca Andreatta Scottá UFES
  • André Da Silva Mello UFES

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3967

Palavras-chave:

Protagonismo. Práticas pedagógicas. Educação Física. Educação Infantil.

Resumo

Analisa as práticas pedagógicas de licenciandos em Educação Física participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), focalizando os pontos de convergência dessas práticas com a concepção de infância que orienta o programa. Utiliza a pesquisa-ação colaborativa como metodologia, que foi desenvolvida em um CMEI de Vitória/ES, por um período de seis meses, totalizando 40 encontros. Os dados foram produzidos por meio da observação participante, sistematizada em diário de campo, narrativas dos bolsistas de iniciação à docência do Pibid/EF e imagens iconográficas. Verificamos que as práticas pedagógicas dos licenciandos, construídas na relação colaborativa entre os sujeitos da Educação Básica e da universidade, convergiram com a concepção de infância adotada pelo Pibid/EF, pois consideramos crianças como produtoras de cultura e protagonistas nos processos de ensino-aprendizagem empreendidos pela Educação Física na Educação Infantil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3967

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Biografia do Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins, UFES

Pesquisador do Proteoria.

Mestre em Educação Física pela UFES

Professor da Rede Pública Estadual do Espírito Santo e da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES.

Bianca Andreatta Scottá, UFES

Pesquisadora do Proteoria.

Licenciada em Educação Física pela UFES.

André Da Silva Mello, UFES

Pesquisador do Proteoria.

Doutor em Educação Física pela UGF/RJ.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFES.

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

MARTINS, R. L. D. R.; SCOTTÁ, B. A.; MELLO, A. D. S. PIBID, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 46–66, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3967. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3967. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê