PEDAGOGIA HISTORICO-CRITICA E METODOLOGIA DE ENSINO CRITICO-SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: NEXOS E DETERMINAÇOES

Autores

  • Celi Zulke Taffarel UFBA

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3962

Palavras-chave:

cultura corporal, aulas de educação física, metodologia do ensino.

Resumo

O presente texto apresenta reflexões e contribuições a partir das aproximações entre a Teoria Pedagógica Histórico-Critica e o trato com o conhecimento da Cultura Corporal mediada pela metodologia específica de ensino da Educação Física denominada Crítico-Superadora. Parte da consideração da Cultura Corporal como categoria teórica que nos permite apreender no pensamento, compreender, explicar cientificamente o real concreto, sendo, portanto, um objeto de estudo e ensino que se compõe de outros objetos de estudo e ensino – Esporte, Jogo, Dança, Ginástica, Luta, entre outros –, o que nos permite, uma vez apreendida sua estrutura lógico-histórica, propor, em especial no sistema educacional, como tratar o conhecimento específico da cultura corporal na escola e nas aulas de Educação Física, visando elevar o pensamento teórico dos estudantes, na perspectiva da emancipação humana e da omnilateralidade. 

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3962

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Biografia do Autor

Celi Zulke Taffarel, UFBA

Professora Dra. Titular TACED UFBA

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Publicado

10-05-2016

Como Citar

TAFFAREL, C. Z. PEDAGOGIA HISTORICO-CRITICA E METODOLOGIA DE ENSINO CRITICO-SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: NEXOS E DETERMINAÇOES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 5–23, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3962. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3962. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê