PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, CULTURA CORPORAL, SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Graziany Penna Dias IF Sudeste MG/Campus Juiz de Fora
  • Miguel Fabiano de Faria IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora/MG
  • Silvio Anderson Toledo Fernandes IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora/MG
  • Marcelo Silva dos Santos IFAM - campus Itacoatiara
  • Thiago Barreto Maciel Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3958

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Ensino Médio Integrado, Educação Física Escolar, Saúde

Resumo

O presente artigo tem por intenção apresentar um plano de unidade realizado nas aulas de Educação Física com turmas do ensino médio integrado de uma instituição federal de ensino, considerando a referência teórico-metodológica do materialismo histórico dialético. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um conjunto de aulas para trabalhar o conteúdo das relações e especificidades da atividade física, saúde e as influências da mídia, que impõem, por meio do culto exagerado ao corpo (corpolatria), formas de consumo que vão desde produtos e equipamentos até um estilo de vida idealizado como saudável, de caráter extremamente individualista ou, em outras palavras, a partir da “individualidade em si”. Nesse sentido, foi possível realizar um contraponto, referenciado na pedagogia histórico-crítica, mostrando aos alunos a necessidade de se lutar por uma “individualidade para si”, que só pode ser feita de forma coletiva, na busca da construção da sociedade socialista.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3958

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziany Penna Dias, IF Sudeste MG/Campus Juiz de Fora

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico – GETEMHI. Professor do IF Sudeste MG/Campus Juiz de Fora. 

Miguel Fabiano de Faria, IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora/MG

Mestre em Educação pela UFMG, professor do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora/MG

Silvio Anderson Toledo Fernandes, IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora/MG

Mestre em Educação Física pela UFV, professor do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora/MG

Marcelo Silva dos Santos, IFAM - campus Itacoatiara

Doutor em políticas pública e formação humana pela UERJ, mestre em educação pela UFF, professor do IFAM campus Itacoatiara.

Thiago Barreto Maciel, Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, membro do Grupo de Estudos do Trabalho, Educação Física e Materialismo Histórico (GETEMHI/UFJF) e professor do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

Downloads

Publicado

10-05-2016

Como Citar

DIAS, G. P.; FARIA, M. F. de; FERNANDES, S. A. T.; SANTOS, M. S. dos; MACIEL, T. B. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, CULTURA CORPORAL, SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO MÉDIO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 165–186, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3958. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3958. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)