“E A CIGANA ANALFABETA LENDO A MÃO DE PAULO FREIRE”: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE LEITORES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v10i11/12.390Resumo
Este trabalho, parte da tese de doutorado defendida emmarço de 2003, na Universidade de São Paulo, centra-se no
objetivo de discutir a importância da formação de leitores na
sociedade contemporânea e o papel desempenhado pela escola nesse processo. Para dar conta de tal objetivo, primeiramente, buscamos compreender, como o uso da escrita – enquanto instrumento cultural utilizado pela humanidade – influenciou o desenvolvimento do pensamento humano e, em segundo lugar, caminhamos na direção de tentar compreender como os homens se relacionaram com a escrita em momentos históricos diferentes e o papel do leitor em diferentes contextos. Nossa investigação teórica aponta para a existência de uma grande ruptura, na sociedade letrada, entre oralidade e escrita. Tal ruptura reflete-se na escola. Por outro lado, cabe à escola um papel importante no processo de formação de leitores tendo em vista que, embora não seja a escrita portadora de todas as virtudes, sua aquisição e domínio podem ser encarados como importantes no processo de luta contra as desigualdades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.