PROCESSO DE INTIMIDAÇÃO-TIMIDEZ NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE DOS ESTUDANTES: REFLEXÕES SOBRE INTERVENÇÕES LUDO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA

Autores

  • Tatiane da Silva Pires Felix
  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.3777

Palavras-chave:

Timidez. Intimidação. Emoções e sentimentos. Teoria histórico-cultural. Educação escolar.

Resumo

Este trabalho é síntese de nossa dissertação de mestrado, que teve por objetivo compreender de forma crítica a realidade dos indivíduos que apresentam características tímidas na escola, entendendo a timidez como um processo Histórico-Cultural, que se constitui da síntese de múltiplas determinações e relações sociais. Entendemos a timidez como um processo de intimidação-timidez, onde processos de intimidação social resultam no desenvolvimento de emoções e sentimentos relativos ao medo e vergonha, que constituem a timidez. Em nossa pesquisa, realizamos observações sistemáticas das relações sociais de estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental de Ciclo I(intervalos, sala de aula, quadra e pátio). Observamos também as relações destes estudantes em um trabalho de intervenção realizada pelo nosso grupo de pesquisa na escola. Podemos afirmar que as situações de intimidação presentes no interior da escola podem resultar em vivências constituídas de emoções de medo e vergonha, o que pode contribuir para a constituição da personalidade dos estudantes de forma tímida/intimidada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-03-2017

Como Citar

FELIX, T. da S. P.; VIOTTO FILHO, I. A. T. PROCESSO DE INTIMIDAÇÃO-TIMIDEZ NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE DOS ESTUDANTES: REFLEXÕES SOBRE INTERVENÇÕES LUDO-PEDAGÓGICAS NA ESCOLA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 3, p. 247–263, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i3.3777. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3777. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses