PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? EM BUSCA DO NÚCLEO CENTRAL DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA ANÁLISE DAS EVOCAÇÕES LIVRES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.322Palavras-chave:
Representação social, trabalho docente, Educação InfantilResumo
Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que objetiva identificar as representações sociais (RS) de estudantes de pedagogia sobre a profissão de professor de educação infantil. Apóia-se na teoria da representação social de Moscovici e na teoria do núcleo central de Abric. O artigo analisa os dados coletados por meio da técnica de associação livre de palavras, a partir de quatro palavras indutoras: creche, pré-escola, criança e professor. Utilizou-se do software EVOC para o tratamento dos dados. Participaram do estudo 89 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia da UFAL. osresultados indicam diferenças significativas entre as RS dos dois segmentos da educação infantil, sugerindo que a organização da RS de creche e pré-escola é determinada menos pela nomenclatura oficial do que pela função tradicionalmente atribuída a essas instituições. A imagem de professor que aparece está mais próxima a de níveis posteriores de ensino, indicando uma remota possibilidade de associar professor à criança pequena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.