APRENDER A DOCUMENTAR A VOZ E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3147Palavras-chave:
Observação e avaliação, Educação de Infância, Práticas educativas, Investigação PraxiológicaResumo
O estudo de caso que se apresenta centra-se nos processos de observação e avaliação da aprendizagem das crianças. Pretendia-se que as educadoras construíssem uma compreensão concetual destas dimensões bem como na utilização de instrumentos que permitam evidenciar as aprendizagens das crianças. Este estudo visa a transformação e envolveu colaborativamente as educadoras e a investigadora, para reunir e organizar conhecimento relevante, analisar os dados e desenhar intervenções para a mudança. O quadro de referência para a transformação praxiológica foi a pedagogia da infância que valoriza a voz da criança, a sua competência participativa e a emergência de um currículo socialmente situado. Este estudo de cariz construtivista usa a investigação-ação como metodologia e relaciona-se com o Projeto EEL/DQP. A análise dos dados situou-se numa linha descritiva e interpretativa, procurando aceder às perspetivas e práticas assumidas, pelas educadoras em duas fases do processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.