APRENDER COM A DIVERSIDADE: AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA SALA DE AULA

Autores

  • Marta Pereira
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Diferenciação Pedagógica inclusiva, Aprendizagem Cooperativa, Movimento da Escola Moderna, Investigação-ação

Resumo

Muitos são os autores que se referem às metodologias de aprendizagem cooperativa, diferenciação pedagógica inclusiva e às estruturas de cooperação aplicadas pelo Movimento da Escola Moderna como recursos fundamentais na resposta às especificidades da diversidade humana, eficazes na criação de ambientes de aprendizagem ricos e estimulantes e potenciadores de uma educação de qualidade para todos os alunos. Neste âmbito, e numa tentativa de responder eficazmente às necessidades de uma turma do ensino regular (2º ano de escolaridade ), numa escola portuguesa dos arredores de Lisboa, apresenta-se o presente estudo enquanto análise e reflexão dos contributos, benefícios/inconvenientes da aplicação das metodologias/estratégias de ensino e aprendizagem enunciadas, no que concerne à aquisição de competências académicas, melhoria da dinâmica das relações estabelecidas no grupo e alterações comportamentais. Para tal, e tendo a metodologia de investigação-ação como base deste trabalho de projeto, definiram-se as linhas orientadoras da intervenção, planificou-se e aplicou-se um plano de ação assente numa intervenção e avaliação contínua e sistemática, que recolheu como campos de intervenção semanal a turma, a família e a comunidade educativa. Após concluída a intervenção, registaram-se melhorias significativas ao nível académico e comportamental e um acréscimo das estruturas relacionais, ao nível da turma, e uma maior participação dos pais/encarregados de educação no processo educativo dos seus educandos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2702

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Pereira

Mestre em Educação Especial.

Isabel Rodrigues Sanches, Universidade Lusófona

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Lumière Lyon 2;

Instituto de Educação;

Ciências da Educação: Educação Especial e Educação Inclusiva.

 

Downloads

Publicado

22-01-2014

Como Citar

PEREIRA, M.; SANCHES, I. R. APRENDER COM A DIVERSIDADE: AS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA SALA DE AULA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 118–139, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2702. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2702. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO