APRENDER A INVESTIGAR: UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Elisabete Fernandes Linhares Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)
  • Bento Cavadas Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2607

Palavras-chave:

Trabalho investigativo, Formação de professores, Competências de investigação, Educação em ciências

Resumo

Este estudo centra-se no trabalho investigativo desenvolvido pelos estudantes da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio (IEM) do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Os principais objetivos deste trabalho são apresentar as metodologias de ensino usadas em IEM, compreender como o trabalho desenvolvido em IEM foi percebido pelos estudantes e conhecer as competências investigativas que desenvolveram. A metodologia de ensino seguida em IEM contempla um percurso tutorial organizado em três etapas: Fase I. Contextualização; Fase II. Desenvolvimento da Investigação e Fase III. Divulgação. Os dados obtidos através de um questionário online e notas de campo permitiram aferir, globalmente, que o trabalho realizado em IEM teve um papel fundamental no desenvolvimento das competências investigativas dos estudantes em diversos domínios, tendo sido fundamental para a formação global dos futuros profissionais de educação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2607

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Publicado

21-01-2014

Como Citar

LINHARES, E. F.; CAVADAS, B. APRENDER A INVESTIGAR: UMA PROPOSTA DE TRABALHO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 47–66, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2607. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2607. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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