A PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Bernadete Angelina Gatti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.175

Palavras-chave:

pesquisa em educação, epistemologia, paradigmas da pesquisa, cotidiano escolar.

Resumo

Ao final do século vinte aumentou na literatura internacional o debate em torno da definição do campo da Educação e de seu objeto. A Educação vem se constituindo como um campo de conhecimento e de pesquisa que ainda busca seu espaço. Admitindo o pressuposto de que um campo de reflexão, ou campo de conhecimento temático, não se configura por delimitações de teorias, métodos e objetos apriorísticos e abstratamente definidos, mas que o campo se constrói no próprio movimento histórico das intencionalidades colocadas nos estudos e investigações concretamente produzidos, pretende-se uma breve reflexão sobre como se pesquisa no campo da Educação no Brasil, na atualidade. O que observamos no movimento da produção dos trabalhos no campo da Educação nos últimos anos é o surgimento de novas aproximações abrindo um leque de temas à investigação, trazidos com um olhar teórico-metodológico que em parte recria ou cria novas posturas para a busca e a interpretação dos dados. Este é um novo passo a ser dado, não para a construção de um consenso hegemônico, mas para balizar os limites dos conhecimentos elaborados.

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Publicado

10-03-2010

Como Citar

GATTI, B. A. A PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.175. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/175. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê